Recentemente a GFI, uma ONG líder em promoção e educação sobre proteínas alternativas em parceria com a OpinionWay, uma empresa de pesquisa especializada em pesquisa de mercado, comunicação e pesquisas de opinião, desenvolveram uma pesquisa sobre o consumo de carnes plant-based.
Durante a análise, 4.096 pessoas na Alemanha, França, Itália e Espanha foram questionadas sobre seus hábitos de consumo e proteínas sustentáveis.
Os resultados analisados pela GFI Europa mostram que mais de 50% dos consumidores da Alemanha, França, Itália e Espanha afirmaram ter reduzido o consumo de carne animal nos últimos cinco anos.
Carlotte Lucas , gerente de engajamento corporativo do Good Food Institute Europe, comentou a pesquisa.
“É ótimo ver a carne à base de vegetais se tornar tão fortemente estabelecida na dieta de muitas pessoas em toda a Europa. As empresas agora precisam capitalizar esse interesse e investir no desenvolvimento de produtos que possam realmente competir com a carne convencional em sabor e preço para fornecer as opções sustentáveis que os europeus desejam”.
Brasil
O número de brasileiros que optam pelo consumo de produtos sem origem animal tem aumentado a cada ano que passa. Se tratando de alimentação, uma pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope Inteligência, mostrou que 14% da população do país se declara vegetariana.
Já outra pesquisa feita em 2021, pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) mostra que 46% dos brasileiros optaram por diminuir o consumo de carne pelo menos uma vez na semana.
Ricardo Laurino, o presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), fala sobre seus pontos de vista sobre as mudanças de comportamento na população.
“Podemos dizer que o vegetarianismo é uma linha do veganismo. O vegano faz uma opção total por não consumir produtos de base animal, uma visão mais contundente sobre o seu próprio comportamento, muito além de uma alimentação mais saudável”.
Explica ele em matéria divulgada recentemente pelo veículo Correio Braziliense. “Em um, dois, três ou vários dias por semana, os brasileiros têm optado por fazer refeições vegetarianas ou veganas”, acrescenta.
Segunda sem Carne (SSC)
A escolha de diminuir o consumo de proteína animal é um movimento que tem crescido e desde 2009, no Brasil existe um movimento conhecido como Segunda Sem Carne (SSC). A iniciativa convida as pessoas a trocarem pelo menos uma vez na semana, a proteína animal pela vegetal.
No ano passado, 46% da população brasileira já era adepta ao movimento. Apesar de ter sido “fundado” por Paul McCartney, hoje o Brasil é reconhecido por ter o maior número de adeptos do SSC em relação ao restante do mundo.
Desde 2009, escolas, refeitórios corporativos, organizações e restaurantes têm servido oriundas de fonte de proteína vegetal e hoje são servidos mais de 300 milhões de refeições veganas e vegetarianas nestes espaços.
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*Imagem ilustrativa de capa: Quorn Foods
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