O mercado de bacon vegano deverá atingir mais de US$ 2,425 bilhões até 2032, crescendo a um CAGR de 6,6% durante o período da previsão (2022 – 2032), conforme apontou um relatório da empresa de pesquisa de mercado Future Market Insights.
A maioria dos produtos são produzidos com soja ou seitan (carne vegetal feita com glúten), com o alimento podendo ser utilizado em refeições salgadas e doces.
Os motivos para a expansão do setor envolvem fatores como: maior conscientização sobre os benefícios do bacon vegano para a saúde em comparação com o bacon tradicional, crescente preocupação com o bem-estar animal, maior adoção do veganismo, bem como a mudança do consumidor para uma alimentação plant-based.
“A crescente conscientização sobre os benefícios para a saúde do bacon vegano e o aumento no número de restaurantes de fast food em todo o mundo impulsionarão o crescimento do mercado de bacon vegano nos próximos anos”, destacou um analista da Future Market Insights em um comunicado.
Uma curiosidade é que o segmento de tiras de bacon tem como previsão crescer 5,8% durante o período. Pensando na distribuição, o canal de food service deverá gerar receitas lucrativas no mercado global de bacon vegano até o final do período da previsão.
Análise regional do mercado de bacon vegano
O setor está experimentando um rápido crescimento nos Estados Unidos, com previsão de expandir a um CAGR de 7,6% durante o período.
Na região, os consumidores estão tendo maior preferência pelos alimentos plant-based, há maior conscientização sobre os direitos e a necessidade de proteger os animais, bem como uma maior sensibilidade alimentar com relação aos produtos de origem animal. As doenças relacionados ao estilo de vida e uma maior opção no mercado de carnes plant-based também contribuem para esse cenário.
Pensando na Alemanha, o relatório destacou que o mercado na região deverá crescer a um CAGR de 6% durante o período.
Os motivos para isso incluem a maior preferência do consumidor pelos alimentos plant-based, fácil disponibilidade do produto, sensibilidade relacionada aos alimentos de origem animal, maior aceitação de produtos livres de crueldade, aumento da população vegana e a maior conscientização sobre os direitos dos animais.
Principais players do setor
Quanto aos players, o relatório informou que os mesmos estão se concentrando na introdução de novos produtos derivados de fontes vegetais diversas, além de adotarem estratégias de parcerias, aquisições, colaborações e fusões para aumentar a presença global.
O estudo também mencionou empresas que são algumas das principais fabricantes e fornecedoras do produto, citando: Upton’s Naturals, Beyond Meat, Tofurky, THIS.co, Sweet Earth Foods, Kellogg NA Co. (MorningStar Farms), Organic Matters, Lightlife, Cool Foods, Inc., VBites Foods, Yves Veggie Cuisine, Frontier CO-OP, Impossible Foods Inc., Maple Leaf Foods, The Vegetarian Butcher, Conagra, Inc. (Gardein Protein International), Quorn Foods, Sunfed Ltd., Ojah B.V., LikeMeat GmbH, Next Meats, OmniFoods, Hooray Foods, Prime Roots e Whole Perfect Food.
Empresas brasileiras que vendem o produto
Aqui no Brasil já existem marcas que atuam no segmento, nós vamos falar de algumas delas!
A marca Naturinni tem bacon vegano, produzido com batata e inhame, enquanto a Bombay possui o bacon bits, feito com a proteína de soja, e o Mundo Granel disponibiliza a proteína de soja sabor bacon. Além dessas marcas, também existe o Galpão Cucina com bacon vegetal.
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*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash
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