O Alibaba Group divulgou seu último relatório ESG, revelando informações importantes sobre as atitudes dos consumidores em relação a um estilo de vida sustentável e o papel das empresas em incentivar escolhas mais conscientes.
De acordo com uma pesquisa independente encomendada pelo Alibaba Group, grande parte dos consumidores (73%) está ansiosa para adotar estilos de vida mais sustentáveis, especialmente nos mercados emergentes da Ásia (87%). Contudo, o estudo identifica inconvenientes e altos custos como as principais barreiras que impedem a adoção generalizada de práticas.
Estilo de vida sustentável
Uma pesquisa, intitulada “The Sustainability Trends Report 2023”, entrevistou mais de 14.000 consumidores em 14 mercados na Ásia, Europa e Oriente Médio. Os resultados destacam a acessibilidade (53%) e a acessibilidade (33%) como principais impulsionadores para encorajar mudanças em relação a sustentabilidade.
Apesar do crescente interesse pela sustentabilidade, os consumidores ainda estão céticos (38%) em relação à genuinidade das informações das empresas sobre produtos “sustentáveis”. Apenas 15% dos entrevistados expressam total confiança nas alegações de sustentabilidade dos produtos, levando as empresas a se concentrarem na construção da confiança, especialmente entre os consumidores europeus.
O Alibaba Group está comprometido em abordar o desafio da lacuna “dizer-fazer” atendendo a demanda, ampliando as opções e otimizando as cadeias de suprimentos para manter preços acessíveis aos consumidores.
Sustentabilidade
Como parte de seu compromisso com um estilo de vida sustentável, o Alibaba publicou um Relatório ESG, divulgando seu progresso na descarbonização do Escopo 3+. Mais de 180 milhões de consumidores participaram da redução de emissões de carbono por meio de sua plataforma de registro de carbono. Além disso, o relatório destacou a disponibilidade de 1,91 milhão de produtos de baixo carbono de 409 marcas no Tmall e no Taobao, promovendo práticas atraentes para um público mais amplo de consumidores.
A pesquisa indica que os consumidores nos mercados asiáticos emergentes mostram maior disposição para aprender sobre compras online. Aproximadamente 76% dos consumidores expressam interesse em informações sobre consumo, com a maior incidência nas Filipinas (93%), Indonésia (91%) e Emirados Árabes Unidos (90%). Os consumidores da região Ásia-Pacífico continuam demonstrando grande interesse em adotar alternativas ecológicas, bem como mais saudáveis.
A disposição dos consumidores para se envolver em práticas de consumo varia entre as regiões, com a experiência de mercados emergentes da Ásia (88%) mostrando uma inclinação mais forte para aprender sobre compras online em comparação com os de mercados emergentes da Ásia (66%) e da Europa (66%). As práticas de consumo, como a escolha de embalagens ou reciclagem de passageiros, também variaram entre as regiões.
Sobre o relatório
O relatório enfatiza que a acessibilidade continua sendo um fator que influencia as escolhas do consumidor. A falta de informações sobre o produto (48%) e os preços elevados (45%) surgem como as principais barreiras para a adoção desse estilo de vida. Mais da metade dos consumidores (53%) daria prioridade à sustentabilidade se fosse conveniente, especialmente nos mercados asiáticos (61%). Além disso, um terço dos preparados (33%) considera a vida sustentável inacessível, sendo a Tailândia (84%) o país com maior tendência nesse aspecto, seguido pelos Emirados Árabes Unidos (41%) e Espanha (37%).
Como as empresas têm o poder de promover escolhas mais acessíveis, com 61% dos consumidores enfatizando a importância de tornar os produtos mais acessíveis. Reduzir o uso de plásticos e embalagens descartáveis (55%) e oferecer produtos e serviços sustentáveis (47%) são formas como os consumidores identificam empresas sustentáveis.
Entretanto, como as empresas precisam ganhar a confiança entre os consumidores em relação às alegações de sustentabilidade. Aproximadamente 23% dos consumidores afirmam “não confiar muito” nas declarações feitas pelas empresas sobre a sustentabilidade de seus produtos. Países como França (31%), Espanha (31%), Alemanha (30%) e Reino Unido (30%) apresentam os níveis mais altos de ceticismo. Além disso, quase dois em cada cinco consumidores (38%) veem os produtos como uma tática de marketing para vender itens a preços mais altos, especialmente na Tailândia (56%), França (48%) e Cingapura (47%).
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