O Mercado de alimentos plant-based atingirá US$ 103,56 bilhões até 2027!

Segundo o Vegconomist, o mercado global de alimentos plant-based deve crescer para US$ 103,56 bilhões até 2027, crescendo a um CAGR de 17,52% durante o período de previsão de 2022-2027.

Sobre o mercado de alimentos plant-based

Alimentos plant-based referem-se a uma ampla gama de produtos alimentícios derivados de ingredientes vegetais naturais. Os alimentos à base de plantas são conhecidos há muito tempo por sua importância na nutrição vital e na saúde humana. Esses produtos são normalmente preparados a partir de frutas, vegetais, nozes, óleos, grãos integrais e legumes, sem ingredientes de origem animal.

Uma dieta baseada em vegetais tem menos colesterol e gordura saturada, é uma excelente fonte de vitaminas B1, C e E, ácido fólico, magnésio e ferro. Além disso, pode ajudar a diminuir o risco de ter certos tipos de câncer, diabetes, obesidade, hipertensão arterial, doenças cardíacas e distúrbios metabólicos.

Os fabricantes de alimentos, estão inovando rapidamente, carnes, ovos e laticínios à base de plantas estão mais competitivos com produtos de origem animal em sabor, preço e acessibilidade.

De acordo com o relatório, algumas das razões para os consumidores estarem buscando alimentos à base de plantas são: o medo de doenças transmitidas por animais, preocupações com a saúde e demanda por produtos de rótulo limpo.

Análise de segmentação de mercado

  • O relatório fornece a separação do mercado em quatro segmentos com base no tipo: laticínios, carnes, ovos e outros. Em 2021, o segmento de laticínios liderou esse mercado, respondendo portanto a mais de 60% de market share, devido ao aumento de casos de alergia ao leite e intolerância à lactose.
  • Além disso, a seção de leite vegetal possui quatro segmentos do produto: amêndoa, soja, arroz e outros. O mercado de carnes vegetais é classificado em seis segmentos por produto: hambúrgueres, salsichas, crumbles, nuggets, almôndegas e outros.
  • No relatório, o mercado global de alimentos plant-based é dividido em quatro segmentos com base no canal de distribuição: Supermercados e Hipermercados, Online, Lojas de Conveniência e Outras Lojas. Supermercados e Hipermercados dominaram o mercado em 2021 com quase 46% de participação no mercado global.
  • Esse mercado pode ser dividido em quatro regiões: Ásia-Pacífico, América do Norte, Europa e Resto do Mundo. A Ásia-Pacífico dominou em 2021 com mais de 40% de participação global. A utilização de tecnologias para inovação, parcerias entre empresas nacionais e internacionais, aumento dos gastos governamentais em produção, assim como desenvolvimento no setor de alimentos são os principais fatores que impulsionam o mercado da Ásia-Pacífico.

Principais impulsionares do mercado de alimentos plant-based

  • Urbanização rápida
  • População vegana em crescimento
  • Crescendo as vendas de comércio eletrônico de mercearia
  • Iniciativas governamentais favoráveis
  • Aumento de pacientes diabéticos
  • Aumento nos investimentos em alimentos à base de plantas
  • Aumento do público flexitariano
  • Crescentes preocupações ambientais
  • Aumento no número de pessoas intolerantes à lactose

Principais desafios

  • Faixa de preço comparativamente mais alta
  • Preferência significativa por produtos de origem animal

Tendências de mercado

  • Aumento do uso de inteligência artificial (IA)
  • Ascensão no marketing de mídia social
  • Crescente popularidade de carnes e frutos do mar à base de plantas
  • Surgimento da impressão 3D de carne à base de plantas
  • Maior foco no sabor e textura dos alimentos à base de plantas
  • Aumento da diversidade de matéria-prima e expansão de categoria

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Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 1 de novembro
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