A NH Foods, fabricante japonesa de presunto conhecida no país como Nippon Ham, está desenvolvendo um sashimi de atum plant-based para serviços de alimentação.

A empresa japonesa está comercializando e promovendo seu sashimi de atum plant-based como uma fonte de proteína confiável e ecologicamente amigável diante da pressão potencial sobre os recursos pesqueiros. No ano passado, a empresa expandiu para a categoria de frutos do mar alternativos com dois produtos plant-based – batatas fritas de peixe e camarão empanado – destacando também a sustentabilidade das novas alternativas.

No entanto, em vez de focar no varejo, a empresa lançará o novo sashimi de atum plant-based exclusivamente para restaurantes neste abril para entender as preferências dos consumidores e o mercado.

O novo sashimi de atum plant-based da Nippon Ham é feito com ingredientes de origem vegetal, incluindo farinha de konjac, fibras alimentares e levedura, utilizando uma tecnologia de processamento exclusiva para replicar a textura suave do atum. O produto será servido congelado; entre outras vantagens, estará disponível a um custo menor do que o atum.

Expansão para proteínas sustentáveis

Conforme relatado pelo The Sankei Shimbun, um representante da empresa afirmou que, embora o Japão não tenha restrições religiosas ou uma população vegetariana significativa impulsionando a demanda por produtos alternativos de carne e peixe, a empresa ainda está interessada em explorar esse mercado mundial em crescimento.

A Nippon Ham é uma empresa global com operações em todo o mundo, incluindo China e EUA. Desde sua fundação em 1942, a empresa expandiu-se de maior fornecedora de presunto do Japão para incluir alimentos não alergênicos e alternativas plant-based. Seu portfólio abrange carne bovina, frango, presunto, salsichas e frutos do mar. E, mais recentemente, frutos do mar, vegetais e alternativas plant-based, como presuntos, salsichas e uma linha de carne à base de soja chamada Natu Meat.

Em novembro passado, a empresa divulgou os resultados de uma pesquisa de opinião nacional sobre proteínas alternativas, incluindo plant-based, fermentação e carne cultivada, mostrando que muitos consumidores japoneses estão dispostos a experimentar produtos de proteína alternativa.

Sashimi vegano é melhor para o planeta

O mercado global de sashimi vegano valerá US$ 218,8 milhões até 2033, com um crescimento anual composto de 8,5% durante esse período, de acordo com a Future Market Insights.

Globalmente, além da empresa australiana Boldly, que oferece sashimi de salmão e atum, outras empresas criando alternativas para peixe cru incluem a Vegan ZeaStar, dos Países Baixos, a startup Current Foods, anteriormente conhecida como Kuleana, e a startup californiana de frutos do mar alternativos Impact Food.

“Para alimentar a crescente população global, 90% das reservas mundiais de peixes foram totalmente pescadas ou estão sendo sobrepescadas, com as pescarias selvagens e os ecossistemas marinhos sendo esgotados todos os dias pela indústria pesqueira comercial”, disse Kelly Pan, cofundadora e CEO da Impact Food, em uma entrevista à vegconomist.”

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