A New Wave Foods, sediada em São Francisco e especializada em frutos do mar plant-based, apoiada pela Tyson Ventures, braço de capital de risco da gigante de aves Tyson Foods, encerrou suas atividades em novembro passado e está atualmente em processo de cessão de bens para pagamento de credores (uma alternativa voluntária à falência formal), conforme relatado inicialmente pela Alt Meat.

De acordo com um documento de cessão geral, a New Wave Foods enfrentou dificuldades financeiras e admitiu sua incapacidade de quitar totalmente suas dívidas. Como resultado, a empresa decidiu interromper suas operações.

Camarões plant-based para serviços de alimentação

A New Wave Foods fabricava camarões plant-based para a indústria de serviços de alimentação. Michelle Wolf e Dominique Barnes fundaram a empresa em 2015 para disruptir o mercado de camarões de 9 bilhões de dólares com uma alternativa feita com algas sustentáveis e proteínas vegetais. A empresa planejava desenvolver uma linha incluindo lagosta, vieiras e caranguejo.

Em 2021, a New Wave Foods captou US$18 milhões em uma rodada da Série A, com a participação do investidor anterior Tyson Ventures, para expandir os produtos New Wave Shrimp para restaurantes e locais de serviços de alimentação.

“Estamos lançando um versátil camarão plant-based que pode ser usado em uma ampla variedade de pratos de camarão. Desenvolvemos um produto delicioso e fácil de preparar; esses são fatores-chave para operadores de serviços de alimentação”, disse Wolf na época.

Naquele mesmo ano, a empresa anunciou uma parceria com a Dot Foods, o maior distribuidor do setor na América do Norte, para lançar oficialmente o New Wave Shrimp.

“O New Wave Shrimp é um produto extremamente único – verdadeiramente revolucionário na indústria de frutos do mar”, comentou Rodd Willis, Diretor de Produtos Naturais e Especiais da Dot Foods.

Frutos do mar plant-based para proteger o mar

De acordo com o Good Food Institute, os frutos do mar plant-based têm o potencial de aliviar a pressão sobre habitats marinhos e criar um sistema alimentar mais resiliente. Em comparação com a pesca e a aquicultura, seus impactos incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa, menor uso de biocidas e antimicrobianos, menos contaminação química e uso de terra, resultando em menor perda de habitat enquanto protege as espécies marinhas.

Enquanto isso, na América do Norte, a empresa de frutos do mar plant-based The ISH Company está trabalhando em um acordo de distribuição não exclusivo com a Dot Foods, e a marca de frutos do mar alternativa Mind Blown Plant-Based Seafood lançou novos produtos com ingredientes de algas produzidos pela Atlantic Sea Farms.

Além disso, a Koncious Foods está expandindo sua presença de sushi plant-based congelado e pronto para consumo nos EUA e, no Canadá, firmou parceria com a Protein Industries Canada para desenvolver novos produtos.

Yves Potvin, fundador e presidente da Konscious Foods, compartilhou recentemente suas percepções sobre o espaço com os leitores da vegconomist: “Um ambiente econômico complexo e difícil desafiou os consumidores no último ano. À medida que os itens essenciais do dia a dia ficam mais caros, os compradores estão cada vez mais atentos aos seus orçamentos. É importante que os consumidores sintam que o dinheiro que estão gastando em um dos itens essenciais mais importantes – a comida – seja bem gasto.

“Para que a indústria plant-based cresça e se expanda, seus produtos devem atender a quatro áreas críticas de demanda do consumidor: nutrição, acessibilidade, conveniência e sabor.”

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Por Vitor Di Renzo em 12 de fevereiro
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