A empresa norte-americana de materiais plant-based, Natural Fiber Welding (NFW), desenvolveu o PLIANT, um material 100% biobaseado feito de plantas, não de plástico, projetado para solas de calçados.

O PLIANT é fabricado com borracha natural derivada da seiva da árvore Hevea brasiliensis, colhida em florestas certificadas e gerenciadas de forma responsável, combinada com o processo patenteado de cura plant-based da NFW. Este método substitui a função de ingredientes petroquímicos no desempenho do calçado. Como resultado, as solas PLIANT sem plástico são consideradas as primeiras solas de borracha de desempenho naturalmente curadas do mundo, abrindo caminho para calçados livres de animais e combustíveis fósseis.

Além disso, as solas PLIANT são mecanicamente recicláveis, descritas como bioneutras (feitas apenas com materiais naturais) e livres de produtos químicos tóxicos. Além disso, o material é rapidamente escalável, utilizando a moldagem por compressão padrão no processo de fabricação, tornando-o uma escolha prática.

Para expandir ainda mais suas capacidades de produção, a NFW firmou parceria com a empresa portuguesa For Ever para a produção exclusiva de solas PLIANT na Europa. Com essa parceria, a NFW visa atender à crescente demanda por opções de calçados sustentáveis no continente.

Alternativas 100% biobaseadas

Com 70% da borracha comercializada sendo sintética, a introdução das solas PLIANT marca um novo legado para a indústria de calçados sustentáveis, afirma a NFW. No entanto, o PLIANT é apenas uma parte da plataforma circular de materiais sem plástico da NFW. Seus materiais livres de plástico incluem chapas (compensado e outros materiais compostos), têxteis, compósitos moldados e espumas.

O produto principal da empresa é o MIRUM, uma alternativa de couro de alta qualidade feita de borracha natural, fibras, pigmentos, óleos vegetais e minerais. Não contém poliuretano ou revestimentos, e é dito oferecer durabilidade superior. Ao mesmo tempo, pode ser compostado ou reciclado com segurança pela NFW no final de sua vida útil. Stella McCartney, Camper, Ralph Lauren, Allbirds e Bellroy já lançaram produtos de moda feitos com MIRUM.

Em novembro passado, a Natural Fiber Welding se associou à fornecedora de soluções de interiores automotivos Sage Automotive Interiors (Sage) para desenvolver materiais livres de animais e plásticos para interiores de carros.

“Desde a extração dos combustíveis fósseis usados para fazer borracha sintética até a poluição contínua por microplásticos durante o uso da sola sintética, a borracha à base de petróleo prejudica o meio ambiente em cada etapa. Criamos uma alternativa 100% biobaseada que elimina produtos químicos tóxicos e poluição por microplásticos da equação”, diz a empresa em seu site.

Leia também:

Ganni lança bolsas feitas com pele plant-based BioFluff

Ovos plant-based da EggField disponíveis para passageiros da SWISS Air

Mercado de sorvete vegano crescerá 12,8% ao ano com valores éticos em alta

Por Vitor Di Renzo em 12 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores