O mercado de cosméticos veganos atingirá US$ 28,5 bilhões até o ano de 2031, crescendo a um CAGR de 5,9% entre o período (2022-2031), conforme o Allied Market Research.
A instituição investigou os cosméticos veganos por tipo de produto (cosméticos, cuidados com a pele, cuidados com o cabelo, entre outros), gênero (mulheres, homens e crianças), usuário final (pessoal ou comercial), bem como pelo canal de distribuição, por exemplo, hipermercados, supermercados, lojas especializadas e canais on-line.
Alguns dos fatores que impulsionam o segmento são: aumento da população vegana e vegetariana, expansão do negócio de cosméticos veganos e o aumento da renda da população. Já os desafios enfrentados são: altos preços associados a esses produtos e ausência de regras comuns para a certificação vegana.
“Os produtos cosméticos orgânicos e veganos são percebidos como mais seguros do que os produtos químicos para a pele, portanto, espera-se que as oportunidades no mercado de cosméticos veganos aumentem”, destacou a empresa em um comunicado.
É informado que o segmento feminino tinha a maior participação nesse mercado no ano passado, já que respondia por quase quatro quintos do setor global de cosméticos veganos, sendo provável que mantenha a liderança durante todo o período da previsão. Porém, o setor que crescerá mais rapidamente é o segmento infantil que apresentará CAGR de 7,6% entre 2022 e 2031, pois as crianças estão fazendo mais uso de produtos cosméticos.
Aqui vale fazer uma diferenciação: os cosméticos são itens que podem ser aplicados na face e no corpo, já a maquiagem é aqueles produtos que embelezam. Portanto, o cosmético pode ser um hidratante, shampoo, tintura para cabelo, entre outros, enquanto os itens de maquiagem incluem o batom, sombras, blushs, rímel e delineadores.
Quanto ao canal de venda, os hipermercados e supermercados tiveram a maior participação em 2021, sendo previsto que manterão sua liderança durante todo o período. Entretanto, é esperado que as lojas on-line tenham o maior CAGR (7,8%), já que está ocorrendo um aumento de compras por esse meio, com consumidores em regiões em desenvolvimento.
Análise regional do mercado de cosméticos veganos
A América do Norte tinha a maior participação de mercado em 2021, com um CAGR de 4,6%. O motivo é a quantidade de veganos na região e a população que prefere usar cosméticos veganos, dessa forma, é informado que o local dominará o setor até o final de 2031.
Porém, é esperado que a Ásia-Pacífico tenha o CAGR mais rápido com 7,7% entre o período (2022-2031), devido à ocidentalização e a adoção de produtos veganos por parte dos consumidores.
Principais players do setor
A Allied Market Research apontou algumas das principais empresas do setor:
- Amway Corporation
- Estee Lauder Companies Inc.
- GroupeRocher
- L’Occitane Group
- L’Oréal S.A.
- LVMH Group
- MuLondon
- Pacifica Beauty
- Unilever plc
- Weleda
Vale destacar que nem todas essas empresas são veganas, porém, podem ter marcas ou produtos que o são.
Gostou de conhecer o mercado de cosméticos veganos até 2031? Aproveite e leia também:
Li Las Aromaterapia produz cosméticos naturais e veganos
Vantagens de usar cosméticos veganos e naturais
Skine: nova marca de cosméticos veganos
*Imagem ilustrativa de capa: Unsplash