De acordo com um novo relatório, o mercado de calçados veganos foi avaliado em US$ 40,9 bilhões e deve crescer a um CAGR de 7,98% até 2030.
O principal impulsionador desse mercado, é o aumento da conscientização sobre as questões éticas envolvidas na produção de materiais de origem animal.
As técnicas utilizadas para a produção de calçados veganos, estão se aprimorando rapidamente, graças ao investimento que o setor têm recebido, o que impulsiona ainda o mercado!
Contudo, pesquisas indicam que a conscientização do consumidor sobre calçados veganos ainda é baixa. Muitos calçados veganos tendem a ter um valor mais caro do que aqueles que utilizam materiais de origem animal.
A América do Norte deverá ser a região com a maior peso neste crescimento. Além disso, a Ásia-Pacífico deverá apresentar um crescimento significativo, pois a preocupação com o bem-estar animal continua a aumentar na região.
Calçado vegano sustentável
Antigamento, os calçados veganos costumavam receber criticas pela utilização de materiais sintéticos derivados do petróleo, pois estes são prejudiciais ao nosso meio ambiente. Porém, é possível ver que cada vez mais marcas estão buscando alternativas mais sustentáveis, com o objetivo de tornar a moda mais sustentável.
A Allbirds, por exemplo, lançou calçados feitos de arroz reciclado e cascas de frutas cítricas. Já a LØCI, produz tênis a partir plástico reciclado retirado do oceano.
A Natural Fiber Welding, desenvolveu sapatos regenerativos feitos inteiramente de plantas e minerais.
De acordo com Luke Haverhals , fundador e CEO da Natural Fiber Welding: “Este é o primeiro sapato feito com insumos naturais que é verdadeiramente circular, o que significa que pode ser reciclado ou devolvido com segurança à natureza para se tornar nutrientes para um solo saudável ou fornecer insumos para o próximo ciclo de produtos”.
Mercado de calçados veganos no Brasil
A Sloul é uma marca brasileira de calçados veganos e sustentáveis!
A empresa está localizada em Franca, no interior de São Paulo, polo calçadista mundialmente reconhecido. A Sloul utiliza materiais de descarte, reciclados ou fibras naturais em sua fabricação.
Os fornecedores da marca são certificados e a empresa está sempre em busca de materiais melhores e mais sustentáveis.
Outras marcas que produzem calçados veganos aqui no nosso país, são: Ahimsa, a Dobra, a Heleve, a Insecta Shoes, a Vegano Shoes, entre outros.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Conhece a Sloul? A marca de calçados é vegana e sustentável!
9 marcas de calçados veganos: conforto e elegância sem crueldade
PUMA busca substituir couro de canguru por alternativa vegana
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Sloul
Compartilhe: