O Atlantikos é um marketplace sustentável e vegano, fundado pelo empreendedor Raphael Schaffer Carvalho. “Além de produtos veganos oferecemos itens ecológicos, naturais e orgânicos, o objetivo é oferecer tudo que seja sustentável! Porém, não vendemos produtos não-veganos”, contou. 

A mãe de Raphael é vegetariana estrita há mais de quinze anos, por isso, o empreendedor nunca comeu muita carne. Entretanto, há quatro anos começou a consumir conteúdos a respeito do veganismo e a obter mais informações sobre os malefícios das indústrias da carne e laticínios, tanto para os animais, saúde e meio ambiente. Dessa forma, decidiu adotar a alimentação vegetariana e, depois, se tornou vegano. 

Graduado em marketing e economia, o empreendedor lançou a plataforma em agosto de 2020, após cerca de sete meses de desenvolvimento. Como todo negócio, existiram desafios e também recompensas.

Imagem do marketplace Atlantikos
Imagem: Divulgação Atlantikos

Os desafios e as recompensas na criação do marketplace sustentável e vegano 

Raphael apontou que algumas dificuldades do início foram os seguintes fatos: montar um time de sócios sem poder remunerá-los no começo, ter que aprender a programar para acelerar o desenvolvimento do protótipo da plataforma, trazer as primeiras empresas para o negócio quando ainda era uma novidade no mercado, escalar em vendas com pouco investimento e conciliar o empreendimento com outro trabalho nos primeiros meses.

Além disso, houve certa dificuldade em obter investidores no início. Felizmente, o Atlantikos já conquistou R$ 400 mil do fundo carioca Acrux Capital em seu primeiro investimento seed realizado em 2021. A meta é realizar outra rodada até o final de 2022 e captar R$ 3 milhões no mínimo. 

“Com mais experiência e com um time mais estruturado em 2021, começamos a escalar e crescemos muito, além de termos obtido o primeiro investimento no início do segundo semestre do ano. Em 2022, estamos com uma projeção muito maior do que 2021, mais do que dobrando todos os nossos principais KPIs (acessos, vendas, taxa de recorrência, novos lojistas e novos produtos)”, relatou Raphael. 

Como recompensas, o empreendedor se alegra ao perceber o impacto favorável da plataforma em pequenos negócios que prosperaram mais vendendo através da empresa, bem como os feedbacks de usuários que acessam os conteúdos do portal e conseguiram adotar hábitos mais sustentáveis, além de reduzir o consumo de carne. 

Outro ponto de destaque é perceber o impacto positivo que a comunidade do Atlantikos, seja de consumo de produtos ou de conteúdo, provoca no meio ambiente e nos animais e, claro, ver o negócio se desenvolver como um todo. 

Diferenciais e planos para o futuro 

Um claro diferencial da marca é a venda de produtos veganos, com opções de itens ecológicos, naturais e orgânicos, visando a sustentabilidade. Contudo, outros diferenciais, segundo o fundador, é o foco em tecnologia: “Hoje somos o marketplace nichado que mais oferece ferramentas e integrações as nossas marcas parceiras (lojistas)”, além da plataforma de conteúdo com jornalista dedicada à produção textual. 

Ademais, o negócio também busca realizar contribuições sociais: auxilia duas ONGs com as vendas, sendo que 1% do faturamento bruto é repassado para o Prato Verde Sustentável todos os meses. A instituição sem fins lucrativos, localizada na periferia de São Paulo, combate a insegurança alimentar ao doar alimentos orgânicos para pessoas carentes. 

Raphael também tem vários planos para o negócio! 

Em um futuro próximo (até 18 meses) espera lançar um aplicativo, desenvolver produtos próprios e oferecer pelo menos 1 produto de todas as categoriais possíveis que sejam veganos e sustentáveis. Em até três anos, também deseja criar a loja física e ter um sistema próprio de estoque e logística. 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

15 Ideias de Negócios Lucrativos e Com Pouco Investimento Para Abrir em 2022

Ideias de Negócios: As 10 Melhores Para Empreender em 2022

5 estratégias de marketing digital para negócios veganos

*Imagem de capa de Raphael: Divulgação Atlantikos

Por Amanda Stucchi em 20 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores