A Oddlygood Global, marca finlandesa de produtos plant-based, conseguiu levantar € 25 milhões em sua primeira rodada de investimento. A empresa faz parte da Valio — que desmembrou o negócio, mas é acionista majoritário da marca — esse é um fabricante de produtos lácteos, considerado uma das maiores empresas finlandesas.
O CEO da Oddlygood Global, Niko Vuorenmaa, falou em um comunicado: “O interesse por produtos à base de plantas está crescendo exponencialmente em todo o mundo, o que também vemos em um aumento significativo em nossas vendas. No entanto, os consumidores só mudarão seus hábitos de consumo do dia-a-dia se encontrarem alternativas lácteas que tenham um sabor bom e se encaixem em seu estilo de vida”.
Quem investiu na rodada?
O investidor da rodada foi o Mandatum Asset Management, um braço de gestão de ativos da seguradora Sampo Group, a empresa aportou o valor de € 25 milhões.
Sobre essa parceria, o CEO da marca também acrescentou: “Junto com a Mandatum, daremos o próximo passo em nosso plano de crescimento em nossos mercados atuais, bem como em novos. Podemos usar o investimento para acelerar a implementação de nossa estratégia de crescimento e aprofundar nossa experiência em desenvolvimento de negócios”.
A Mandatum Asset Management se tornou um acionista minoritário da marca. Alexander Antas, chefe de private equity da empresa, relatou que o investimento feito na marca poderá acelerar a estratégia de crescimento, desenvolver os meios de produção, expandir o marketing e contratar novos talentos visando o crescimento global.
Ele também informou que farão parte do Conselho de diretores da empresa e trabalharão com a equipe de gerenciamento da marca. “Estamos entusiasmados por estarmos envolvidos em tornar a empresa uma história de sucesso internacional ainda maior do que é hoje”, concluiu.
Além de ter a marca à base de plantas, a Valio também fez uma parceria com o Centro de Pesquisa Técnica VTT do país com o objetivo de criar um projeto que investiga quais tipos de matérias-primas da indústria alimentícia podem ser produzidas com a agricultura celular.
Sobre o investimento, Tuomas Salusjärv (vice-presidente executivo da Valio), comentou que ter um bom parceiro para a marca os auxiliará a desenvolver o negócio de forma mais rápida e eficiente. Ele também disse: “O sucesso de Oddlygood também ajudará a Valio a desenvolver empreendimentos comerciais interessantes e inovadores”.
Mais detalhes sobre a marca finlandesa de produtos plant-based
“O que você come é quem você é. Aproveite a vida ao máximo, de forma sustentável. Nós temos apenas um planeta”, a empresa destacou.
Além de os produtos serem adequados para os veganos, também não tem glúten. O portfólio é dividido em: bebida de aveia de barista, alternativas de queijo à base de plantas, produtos plant-based para assar e cozinhar, alternativas de iogurte plant-based e bebida de aveia original.
Conforme a marca, as vendas de seus produtos dobraram a cada ano. Ademais, a empresa cresceu 131% na Suécia, enquanto a participação no mercado de alternativas lácteas de aveia cresceu apenas 12%. Segundo a NielsenIQ, a marca possui a segunda maior participação em bebidas à base de aveia nesse país.
Atualmente, os produtos estão disponíveis na Finlândia, Suécia, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos e os países bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia).
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
O Que é Private Equity? Entenda Tudo Sobre o Assunto (2021)
Venture Capital: startups captaram R$ 33,5 bilhões em 9 meses
O Que São Investimentos Alternativos? Um Guia Completo e Principais Exemplos
*Imagem de capa: Divulgação Oddlygood Global