Solari Milano, marca italiana de sapatos veganos, chegou ao mercado com seus calçados feitos de milho. Os produtos, 100% artesanais, são voltados para o público masculino e produzidos na região da Toscana, com três tipos de modelos sociais: cap toe, loafer e oxford brogue. 

Vale destacar que o mercado de calçados veganos está em expansão! Conforme apontou o Future Market Insights, o setor atingirá US$ 76,30 bilhões globalmente até o ano de 2030, crescendo a um CAGR de 8,0%.

Os motivos para o crescimento desse mercado são variados: aumento das pessoas que adotam um estilo de vida vegano, maiores preocupações ambientais entre os consumidores, conscientização e interesse por produtos ecológicos, bem como os regulamentos governamentais a respeito do couro em produtos. 

Marca de calçados feitos de milho 

A marca italiana está dentro desse mercado agora, já que utiliza o tecido de milho – material de base biológica que parece e age como o couro de origem animal – mas, causa menos impacto ambiental, auxiliando a reduzir as emissões de carbono e economizando água, bem como não possui crueldade animal. 

“Quando a ciência encontra a moda! Orgulho de apresentar a você nosso material superior [parte superior do sapato] de base biológica, feito com 60% de milho. O couro de milho é macio, mas respirável e resistente”, escreveu a marca em sua rede social

Para ter uma ideia, a empresa apontou que o material de milho emite até 80% menos emissões de carbono do que o couro. 

Os produtos também utilizam matérias-primas orgânicas e recicláveis, como a sola de borracha reciclada e os cadarços de algodão orgânico, já o forro respirável é produzido com bambu. Outro ponto de destaque é que a empresa informou que os calçados são resistentes a água. 

O empreendimento foi criado por Niccolò Amati, ex-banqueiro, ele percebeu que o processo de curtimento (aquele que transforma a pele do animal em couro), causava grande impacto ambiental com a poluição e também abatia muitos seres vivos. 

Ele explicou ao Vegconomist que durante a primeira onda da pandemia teve muito tempo para refletir, lembrando que no escritório havia uma atenção especial a respeito do dress code, principalmente aos sapatos: “Fiquei pensando: são 300 pessoas só no meu andar, em um prédio de nove andares, e quase todo mundo usa sapato de couro. Existe uma alternativa?”, concluiu para o veículo. 

Atualmente, a empresa envia para a Europa e internacionalmente, incluindo o Brasil (você pode verificar os custos a mais na política de envio, caso deseje adquirir). 

Calçados com materiais alternativos no Brasil 

Aqui no Brasil falamos sobre duas novidades recentes: o tênis feito de cana-de-açúcar da Melissa e o calçado com resíduos de uva da Renner, o primeiro faz parte da linha de calçados Melissa Free, incluindo slide, sandália e até tênis para bebês feitos do material. Já o segundo, conta com tênis cano baixo, sapato oxford, bota casual e bota coturno. 

Porém, o mercado brasileiro possui diversas opções de sapatos sustentáveis, você pode encontrar mais produtos nesse sentido na nossa matéria sobre calçados sustentáveis!

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Conheça os calçados veganos e sustentáveis da Linus

5 marcas com sandálias veganas para você conhecer

15 ideias para presentes veganos

*Imagem de capa: Divulgação Solari Milano 

Por Amanda Stucchi em 29 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores