O mercado de substitutos de origem vegetal para produtos derivados de animais está rumando para ultrapassar a marca de R$ 1 bilhão em vendas no varejo. Em um cenário impulsionado pelo aumento no consumo, o segmento plant-based registrou um faturamento de R$ 821 milhões em 2022, representando um crescimento de 42% em relação ao ano anterior. Esses números são apontados pelos dados da plataforma Passport da Euromonitor, divulgados pelo The Good Food Institute (GFI).

Recentemente, a Upfield anunciou o lançamento da Becel® Manteiga Plant Based, elaborada com proteína de ervilha. A novidade será inicialmente disponibilizada em padarias da Grande São Paulo e tem previsão de ampliar sua presença no varejo a partir do início de 2024.

O Crescimento do Mercado plant-based

O mercado global de alimentos plant-based está prestes a vivenciar um crescimento expressivo, projetando-se ultrapassar a marca dos US$ 75 bilhões até 2028, em comparação aos US$ 41,06 bilhões registrados em 2022. Este aumento é esperado a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 10,95% entre 2023 e 2028, impulsionado por diversos fatores cruciais, de acordo com a ResearchAndMarkets.com.

A novidade está alinhada a três tendências de mercado: veganismo, vegetarianismo e flexitarianismo.

A pesquisa “O Consumidor Brasileiro e o Mercado Plant-Based 2022“, realizada pelo The Good Food Institute Brasil (GFI Brasil), indica que 28% dos brasileiros já se autodefinem como flexitarianos, enquanto 65% consomem alternativas vegetais em substituição aos produtos de origem animal pelo menos uma vez por semana.

O mercado de manteiga vegana, a nível global, deverá atingir a marca de US$ 4,8 bilhões até 2032, conforme projeções do Future Market Insights. Para o ano corrente, a previsão é de que esse mercado alcance US$ 2,7 bilhões. Além disso, quase metade da população brasileira (quatro em cada dez pessoas) enfrenta algum grau de intolerância à lactose. Por fim, a sustentabilidade e a preocupação com a saúde continuam a impulsionar o crescimento constante dessa categoria.

Campanha “Pule a Vaca Não o sabor”

A Becel plant-based 100% vegetal, que já é comercializada em outros países, visa oferecer performance, sabor e textura de manteiga, com melhor desempenho em frituras devido à uma resistência mais alta ao calor. Disponível em embalagem de 227g, o produto também é zero lactose, tem 0% de gordura trans, é livre de corantes e sabores artificiais, além de ter 35% menos gorduras saturadas que uma manteiga de origem animal (36,4% x 56%).

O portfólio da Becel já conta com as versões original com sal e sem sal; amanteigada e Pro Activ. Para dar início ao processo de comunicação do lançamento, a Becel anuncia a campanha “Pule a Vaca, Fique com o Sabor”, carregando o significado de que não é necessário todo o processo de digestão da vaca para extrair o sabor da manteiga das plantas. 

Imagem de capa: Becel – Divulgação Site

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Por Nadia Gonçalves em 21 de novembro
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