O especialista em goma natural Alland & Robert desenvolveu um agente texturizante que pode servir como uma alternativa para a gelatina vegana.
Chamado Syndeo Gelling, o agente é feito inteiramente de hidrocolóides à base de plantas e goma acácia. De acordo com Alland & Robert, a maioria das alternativas de gelatina vegana no mercado fica aquém em termos de textura e elasticidade, mas Syndeo Gelling aborda essas questões.
Diz-se que o ingrediente tem as propriedades benéficas da pectina e da gelatina, proporcionando baixa dureza e alta elasticidade sem viscosidade. Também é de sabor neutro, inodoro e incolor. Isso permite a reformulação de doces e suplementos existentes e, possivelmente, até sobremesas como mousses.
Gelatina vegana
Em todo o mundo, vários produtores têm tentado desenvolver alternativas sustentáveis e amigáveis aos animais à gelatina. Nos EUA, a Provenance Bio usa um processo chamado microcomparmentilização para produzir gelatina vegana, enquanto a Jellatech produz gelatina sem origem animal por meio do cultivo de células. Em 2021, a Roquette lançou uma cápsula sem gelatina para medicamentos e suplementos veganos.
No entanto, o produto da Alland & Robert’s tem outras vantagens além de substituir a gelatina. Em 2021, o FDA concordou que a goma acácia é uma fibra, com benefícios para a glicose no sangue, níveis de insulina e digestão.
De acordo com Isabelle Jaouen, diretora de P&D da Alland & Robert, à Nutraceutical Business Review: “Nosso estudo descobriu que a goma acácia melhora o bem-estar digestivo geral, tornando-a um ingrediente eficaz na formulação de alimentos e bebidas amigáveis ao intestino”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
A cada 2,4 segundos, uma pessoa se inscreve no Veganuary 2023
77% dos consumidores querem provar comidas feitas por IA
McDonald’s lança McPlant duplo para veganos no Reino Unido e na Irlanda
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Alland & Robert