O mundialmente famoso desafio vegano Veganuary começou ontem, revelando esta manhã que um recorde de 2,4 participantes está se inscrevendo a cada segundo.

A instituição de caridade informa que agora os capítulos oficiais da ópera em sete países e que pessoas de todo mundo, exceto a Coréia do Norte, participaram do compromisso.

O Veganuary afirma que uma nova pesquisa conduzida pelo YouGov descobriu que quase três quartos (71%) dos adultos britânicos já ouviram falar do Veganuary e 9% dos adultos britânicos tentaram o desafio pelo menos uma vez. Com base na população atual, a estimativa é de aproximadamente seis milhões de pessoas.

Veganuary 2023

A rede de pubs Hungry Horse do Reino Unido anunciou seu cardápio Veganuary 2023 com Nuggets, hambúrguer, peixe e batatas fritas, tortas e enchiladas veganas, além de sobremesas veganas. O NHS anunciou uma iniciativa pela qual, a cada semana, o NHS Supply Chain: Food compartilhará uma nova receita plant-based no site e na página do LinkedIn que pode ser preparada em casa ou em um fundo.

O McDonald’s lançou o Double McPlant, o Burger King anunciou a linha Bakon e a Heinz lançou sopa cremosa de tomate vegana.

Maiores momentos de negócios veganos no Veganuary

O lançamento vegano da Gregg’s em 2019 acabou sendo um grande sucesso publicitário, as vendas ultrapassaram £ 1 bilhão pela primeira vez. Além disso, os suprimentos esgotaram em todo o Reino Unido; as ações da Greggs saltaram 13% em maio e o sucesso desencadeou a produção de novos produtos veganos.

Mcdonald’s adicionou o McPlant, enquanto Burger King e KFC também adicionaram opções à base de plantas em 2020. No ano seguinte, Marks and Spencer vendeu seu No Salt Beef Pretzel Roll a cada 30 segundos e Pret a Manger’s Meatless Meatball Hot Wrap foi o primeiro produto da rede.

Anteriormente, em 2022, a Domino’s adicionou uma pizza Vegan PepperoNAY coberta com calabresa vegana feita pelo The Vegetarian Butcher e com queijo vegano. Um pub tradicional no País de Gales decidiu se tornar permanentemente vegano depois que o menu Veganuary causou um sucesso surpreendente. E a Aldi informou que suas vendas à base de plantas aumentaram 500% no mês passado em comparação com janeiro de 2021.

Sucesso duradouro entre os participantes

A pesquisa YouGov revela que 53% dos participantes se inscrevem mais de uma vez e 21% dos adultos do Reino Unido participaram quatro vezes. Além disso, 85% dos ex-participantes não veganos reduziram o consumo de produtos de origem animal; 23% dos participantes não-veganos tornaram-se veganos, 43% reduziram o consumo em 50% e outros 20% diminuiram entre um quarto e meio.

A pesquisa constatou que o consumo de produtos plant-based aumentou entre não participantes, 37% comem mais alimentos à base de plantas atualmente.

De acordo com o chefe de comunicações do Veganuary, Dr. Toni Vernelli: “É incrível como uma conversa sobre o veganismo mudou nos últimos anos. Percebi o Veganuary amigável, sem julgamento, apenas pela abordagem ‘vá por um mês e veja o que você pensa’ desempenhou um papel fundamental nessa mudança. Para todos que deram o primeiro passo em direção a uma dieta vegana conosco em janeiro de 2014 – feliz 10º aniversário vegano! Para todos que estão dando seus primeiros passos conosco hoje – bem-vindos a um movimento global crescente que adota ações positivas para um mundo melhor.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

6 receitas veganas para você preparar nesse Natal

Mercado de carne plant-based atingirá US$ 15,7 bilhões até 2027

Loving Earth levanta US$ 485 mil para chocolates plant-based

Imagem ilustrativa de capa: Vegan Runners

Por Ana Cristina Gomes em 3 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores