Estima-se que o mercado global de carne plant-based seja avaliado em US$ 7,9 bilhões em 2022 e projetado para atingir US$ 15,7 bilhões em 2027, crescendo a um CAGR de 14,7%, de acordo com um novo relatório da MarketsandMarkets™.

Há um crescimento da população vegana e flexitariana, um aumento na conscientização sobre os benefícios para a saúde da carne de origem vegetal em relação aos produtos de carne de origem animal, um aumento no investimento de órgãos governamentais e atividades de P&D e investimento dos principais gigantes da indústria de alimentos em produtos à base de plantas à base de carne. Esses fatores juntos estão impulsionando o mercado de carne à base de plantas.

A soja representa a maior participação de mercado

Com base na origem, o segmento de soja domina o mercado. A soja serve como uma alternativa às fontes de carne, como suína, bovina e de frango, devido ao seu alto teor de proteína.

Além disso, a produção de soja está aumentando em regiões como a América do Sul devido à alta demanda de países europeus e norte-americanos.

É devido ao aumento do consumo de alimentos à base de soja nos países ocidentais devido à adoção de dietas vegetarianas e à ausência de colesterol em relação às proteínas de origem animal. Assim, estima-se que a soja tenha a maior participação no mercado de carne à base de plantas e continue a ter uma participação dominante durante o período de previsão.

A carne bovina domina o segmento plant-based

Com base no tipo, estima-se que o segmento de carne bovina represente a maior participação de mercado no mercado de carne à base de plantas. A carne bovina é geralmente considerada um tipo de carne colhida do gado, e é um alimento rico em nutrientes, pois fornece vários nutrientes essenciais. É uma carne popular nos países europeus e norte-americanos. A carne bovina vegetal, produzida por players do mercado, apresenta características semelhantes à carne bovina tradicional.

Produtos à base de plantas relacionados à carne bovina, como pedaços de carne sem carne, hambúrgueres sem carne, agrião bovino e bife, são feitos de fontes como soja e trigo. Assim, a popularidade da carne bovina está impulsionando a demanda por carne sem carne, que deve continuar dominando durante o período de previsão.

Mercado de carne plant-based em crescimento

Por produto, o mercado de carne à base de plantas é segmentado em hambúrgueres, tiras e nuggets, salsichas, almôndegas e outros produtos. Os outros produtos incluem fatias, filés, costeletas, dedos e migalhas.

Os hambúrgueres são geralmente muito populares entre os consumidores em todo o mundo, especialmente na América do Norte. Com a crescente tendência do veganismo e a consciência da saúde, a demanda por hambúrgueres à base de plantas está aumentando.

O segmento tem dominado o mercado historicamente e espera-se que continue a fazê-lo durante o período de previsão, tornando-se o segmento de produtos de crescimento mais rápido no mercado de carne à base de plantas.

Crescimento do comércio eletrônico no mercado de carnes vegetais

Por canal de distribuição, projeta-se que o segmento de comércio eletrônico cresça com o CAGR mais alto em valor no mercado de carne à base de plantas. E-commerce é um canal de distribuição que permite a compra e venda de bens e serviços através de uma rede eletrônica, principalmente a internet.

Oferece ao consumidor produtos no conforto de sua casa e com preços mais competitivos. Esse canal de distribuição fornece maior controle sobre as mensagens da marca e o envolvimento do consumidor e ajuda a expandir as oportunidades de mercado. Além disso, após o advento da pandemia de Covid-19 e da digitalização, o canal de comércio eletrônico testemunhou ainda mais um aumento no uso. É, portanto, projetado para crescer no CAGR mais alto durante o período de previsão.

A Europa detém a maior participação no mercado

O mercado europeu de carne à base de plantas representou a maior participação de mercado em 2020. Esse domínio é atribuído às crescentes preocupações com a saúde entre os consumidores em relação aos produtos à base de carne e à tendência de crescimento exponencial do veganismo na região. Além disso, os fabricantes europeus de carne à base de plantas se concentram no desenvolvimento de produtos inovadores apoiados por instalações adequadas de pesquisa e desenvolvimento disponíveis na região. Vários varejistas e supermercados europeus adicionaram produtos de carne à base de plantas à sua gama de produtos para atender à crescente demanda por produtos de carne à base de plantas em toda a região.

Este relatório inclui um estudo sobre as estratégias de marketing e desenvolvimento, juntamente com os portfólios de produtos de empresas líderes. Consiste em perfis de empresas líderes, como Beyond Meat (EUA), Kellogg Company (EUA), Impossible Foods Inc. (EUA), Maple Leaf Foods (Canadá), Unilever (Reino Unido), Conagra Foods (EUA), Tofurky ( EUA), Gold&Green Foods Ltd (Finlândia), Sunfed (Nova Zelândia) e Monde Nissin (Filipinas).

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

O que é fermentação de precisão?

Brasileiras preferem cosméticos com fórmulas naturais

7 ingredientes para você montar um hambúrguer vegano em casa!

Imagem ilustrativa de capa: Conví Foods

Por Ana Cristina Gomes em 22 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores