Inovador e de alto nível técnico, o programa explora todas as possibilidades
dos ingredientes e produtos vegetais para que os alunos possam desenvolver uma experiência completa de alta gastronomia dentro do universo plant-based

Focado na elaboração de uma experiência de fine dining exclusivamente a partir dos vegetais, o Diploma de Cozinha Plant-Based foi lançado no Le Cordon Bleu Brasil em 2022 para fornecer aos alunos um repertório criativo de conhecimentos, habilidades, receitas de produtos, variedades de ingredientes e usos culinários inovadores. O programa foi projetado para apresentar informações especializadas e um alto nível de educação culinária para atender à crescente demanda por restaurantes e produtos veganos, vegetarianos e à base de plantas.

Ao longo de seus 129 anos de história, o Le Cordon Bleu se manteve atento às inovações ligadas ao mundo da alimentação e da hospitalidade e aplica sua expertise para decodificar os movimentos da sociedade e o seu impacto na gastronomia. “Nos últimos dois anos, o conteúdo deste diploma evoluiu junto com o mercado em termos de produtos, ingredientes e técnicas que hoje permitem uma nova experiência gastronômica, de altíssimo nível”, explica o chef francês Patrick Martin, diretor do Le Cordon Bleu São Paulo e responsável pela implantação do instituto em diversos países. “O diploma é um programa vanguardista, que entende o plant-based não como bandeira, mas como estilo de vida e tendência de toda a sociedade. Hoje, vários restaurantes ao redor do mundo estão implementando cardápios com opções plant-based e o Le Cordon Bleu entrega as técnicas e a educação de alto nível para fazer acontecer”, completa.

O chef explica ainda que o programa de cozinha plant-based do Le Cordon Bleu Londres foi totalmente adaptado ao Brasil, com ingredientes regionais de todas as partes do país e os novos produtos vindos do mercado. “Como o Le Cordon Bleu Internacional nos deu total autonomia para organizar o programa, a expertise dos nossos chefs no Brasil foi explorada, principalmente a do chef Vitor Oliveira, que tem oito anos de experiência em restaurantes com estrelas Michelin na Europa”, afirma Martin. “O resultado é que este programa entrega, em termos de técnica, sabor e apresentação, um lifestyle e uma gastronomia do mais alto nível de qualidade.”

Sobre o diploma

Por meio de aulas teóricas e práticas distribuídas em seis módulos ao longo de quatro meses, o diploma abrange todas as linhas da cozinha plant-based e aborda diferentes tipos de preparo, dos aperitivos e entradas aos pratos principais e sobremesas, com o rigoroso padrão técnico que é marca registrada do instituto. A gama de matérias-primas exploradas nas aulas vai de vegetais, cogumelos, verduras e frutas a raízes, ervas, grãos, caules, sementes, óleos, flores e leites vegetais. “Não existem proteínas de imitação, como carnes ‘falsas’. Tudo é feito do zero, das entradas às sobremesas, com produtos puramente vegetais. São técnicas e conhecimentos que elevam o vegetal ao protagonismo das receitas, em uma cozinha totalmente diferente, com identidade própria”, destaca Martin.

Por estar inserido em um mercado com grande potencial de crescimento, o diploma é recomendado não só para os entusiastas da alimentação plant-based ou pessoas que queiram explorar as possibilidades deste universo, mas para todos os profissionais que buscam se especializar para uma possível atuação em restaurantes, hotéis, clínicas de saúde e bem-estar, spas e hospitais ou como personal chefs, empreendedores do setor, consultores da indústria e desenvolvedores de produtos. A turma tem 16 vagas e os alunos recebem material completo do Le Cordon Bleu, incluindo conteúdo didático, uniformes e kit de utensílios.

Sobre Le Cordon Bleu

O Le Cordon Bleu é a principal rede global de institutos de artes culinárias e gestão de hospitalidade, com uma herança que abrange mais de 125 anos. A rede mantém presença global com 35 escolas em mais de 20 países, formando anualmente cerca de 20 mil alunos de mais de 100 nacionalidades diferentes. As técnicas culinárias tradicionais francesas permanecem no coração do Le Cordon Bleu, mas os seus programas acadêmicos são constantemente adaptados para incluir novas tecnologias e inovações necessárias para atender às crescentes necessidades do mercado. Presente no Brasil desde 2018, possui unidades no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde oferece programas internacionais de alta qualidade, como o Grand Diplôme de Cuisine, além do Diploma de Cozinha Brasileira.

Diploma de Culinária Baseada em Plantas Le Cordon Bleu

O curso oferece 16 vagas e acontecerá de 13 de maio a 2 de setembro de 2024

Localização Le Cordon Bleu São Paulo: R. Natingui, 862, 1st floor | Vila Madalena | São Paulo-SP

Confira programação completa e valores em: https://www.cordonbleu.edu/sao-paulo/diplome-plant-based/pt-br/ 

Texto e imagem de capa: Assessoria Le Cordon Bleu

Leia também:

A culinária vegana está em crescimento no Brasil!

Mercado de sabores veganos é impulsionado pela saúde

Organização de Turismo da Coreia lança tour gastronômico vegano

Por Nadia Gonçalves em 26 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores