A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, da sigla em inglês), aprovou recentemente o uso de corantes naturais provenientes do Jagua Blue ou Huito, também conhecido no Brasil como Jenipapo, abrindo grandes oportunidades para o mercado de alimentos e bebidas.

Os encantos do azul vão do mar ao céu. Afinal, quem nunca se imaginou descansando em um paradisíaco mar azul ou ficou feliz ao sair de casa no começo do dia, contemplando um céu azul de brigadeiro? Agora, a mágica do azul pode se tornar protagonista também em terra firme, presente nos mais diversos alimentos e bebidas. Essa é a promessa do novo corante Jagua Blue, desenvolvido pela Oterra, maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares, em parceria com a Ecoflora Cares, empresa colombiana com foco em bioinovação. O novo pigmento natural azul é originado do fruto da Jagua (Jenipapo) e, por meio, dessa matéria-prima sustentável, a Oterra oferece aos fabricantes de alimentos e bebidas a oportunidade de dispor de cores azuis naturais, sem comprometer estabilidade e performance técnica, bem como a qualidade dos produtos.

“Esta parceria é um exemplo da nossa estratégia de sustentabilidade ‘Juntos pelo Natural’ colocada em prática, pois responde à necessidade de longa data do mercado de alimentos e bebidas por um azul natural robusto. Os atributos da Ecoflora Cares se conectaram perfeitamente com a expertise da Oterra e, juntos, estamos entusiasmados com este azul natural único, que atende as necessidades de nossos clientes, de seus consumidores e do planeta”, afirmou Mads Winther Dehlsen, CEO da Oterra.

A Ecoflora Cares, Empresa B Certificada, desenvolveu soluções sustentáveis de supply chain para a produção do Jagua Blue na Colômbia, trabalhando com pequenos agricultores e comunidades indígenas para estabelecer um modelo de negócios de impacto positivo. Esses grupos recebem suporte técnico, mentoria familiar, construindo o know-how adequado para a produção. As árvores Jagua são encontradas em plantações agroflorestais e silvipastoris, integradas à natureza e beneficiando a sociedade, sem impacto negativo em relação ao clima.

O Jagua Blue da Oterra pode ser utilizado em diversas aplicações como bebidas lácteas e não lácteas, iogurte, sorvete, snacks, cereais prontos para consumo e doces. O corante Jagua é naturalmente solúvel em água e é uma das poucas alternativas azuis à espirulina. Além disso, também pode ser misturado com outras cores para criar tons naturais em verde, roxo e marrom.

Os benefícios vão além do azul profundo, já que o corante natural Jagua Blue tem boa estabilidade térmica, à luz e não é afetado pelo PH. Ou seja, ótima utilização em diversos sentidos.

Em termos de legislação, o corante é classificado como corante natural alimentar e já está aprovado no Brasil, México, Colômbia e Estados Unidos.

Sobre Oterra

A Oterra é a maior produtora global de corantes naturais e sustentáveis para alimentos, bebidas e suplementos alimentares, bem como para alimentação no mercado pet. O primeiro corante foi lançado em 1876 na Dinamarca e, ao longo de sua trajetória, consolidou liderança no segmento por meio de grande foco em pesquisa e desenvolvimento, além de máxima expertise na aplicação de suas soluções. A organização está presente em 27 países com unidades de produção, laboratórios e escritórios e seu portfólio chega a 112 países em todo o mundo para atender a demanda dos consumidores por alimentos seguros, sustentáveis e naturais.

Ninguém conhece as cores como a natureza e ninguém conhece as cores da natureza como a Oterra.

Texto: Assessoria Oterra – Divulgação

Imagem de capa:

Leia também:

Corante cochonilha: por que não é apto para veganos?

O que você precisa saber sobre alimentos processados ​​e ultraprocessados?

Por Nadia Gonçalves em 28 de dezembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores