Autoridades na cidade indiana de Ayodhya afirmaram estar dispostas a conceder permissão para que o KFC abra uma filial totalmente vegetariana.
Ayodhya é considerada uma cidade sagrada, com laços com religiões como o Hinduísmo e o Budismo. Como resultado, a venda de carne e álcool é proibida no Panch Kosi Parikrama da cidade (uma rota de peregrinação de 15 quilômetros), de acordo com crenças religiosas. Isso significa que o KFC foi impedido de abrir uma filial na área até o momento.
No entanto, o turismo está aumentando em Ayodhya após a inauguração do novo templo Ram Mandir no mês passado. Como resultado, autoridades estão recebendo grandes redes de fast food na cidade – contanto que sirvam menus totalmente vegetarianos. Discussões com várias redes estão em andamento, e o KFC é mencionado como um concorrente.
Isso não seria inédito – redes como Subway, Pizza Hut e Domino’s já atenderam aqueles com crenças religiosas abrindo filiais vegetarianas na cidade indiana de Ahmedabad. Um representante de Ayodhya disse ao Moneycontrol que a cidade está “pronta para fornecer até mesmo um espaço para o KFC se decidir vender apenas itens vegetarianos”.
Sem carne no KFC
O KFC anteriormente abriu uma filial temporária vegetariana em Rotterdam, na Holanda, em 2020. O restaurante foi inaugurado em comemoração à Semana Nacional Sem Carne do país, oferecendo baldes, hambúrgueres, wraps e mais sem carne.
A rede também oferece opções plant-based em suas lojas regulares em todo o mundo, adicionando permanentemente um hambúrguer vegano ao seu menu no Reino Unido em 2022. No mesmo ano, foi noticiado que o KFC começaria a oferecer opções sem carne em toda a Europa em parceria com a Quorn. Além disso, a cadeia lançou opções sem carne nos EUA, Canadá e Austrália.
O Burger King, companheiro de fast food, tornou-se conhecido por abrir restaurantes pop-up sem carne em todo o mundo – 15 até o momento, em locais como Porto Rico, Suécia e Portugal. A cadeia também se comprometeu a tornar seu menu 50% plant-based até 2030.
“Se os restaurantes querem fazer parte do sistema alimentar sustentável que os consumidores estão exigindo, seria bom seguir o impressionante exemplo do Burger King e colocar carne plant-based no centro de seus cardápios”, disse Carlotte Lucas, gerente de engajamento corporativo do Good Food Institute Europe.
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