Você já ouviu falar nos veganos que tomam leite, comem queijos e até bacon? Todos esses ítens e muitos outros comuns nos mercados tradicionais estão disponíveis na versão a base de plantas. Isso é possível e está cada vez mais acessível graças ao mercado vegano!
Famoso por sua criatividade em lançar produtos à base de plantas, o mercado de produtos veganos tem sido impulsionado pela comunidade vegana e não vegana também. Mas as curiosidades sobre esse setor não param por aí.
Neste texto vamos explicar o que é o mercado vegano, suas tendências e as curiosidades que o impulsionam. Continue lendo para conferir!
O crescimento do mercado vegano
O que antes era chamado de modismo e condenado por muitos, agora é uma tendência que veio para ficar. O veganismo existe há centenas de anos e, por definição, está em nossa sociedade desde meados do século XV. Hoje, é um estilo de vida adotado por milhões de pessoas ao redor do mundo e que move um mercado milionário.
O crescimento do mercado vegano acontece ao mesmo passo em que há o aumento de uma população mais consciente com a causa animal e ambiental. Segundo o Google Trends, as buscas pelo termo “vegano” no Brasil aumentaram 300% entre 2016 e 2021, fazendo com que a indústria se movimentasse em torno disso.
Por outro lado, há uma parcela da população que não é adepta ao veganismo, mas simpatiza com a causa. São esses os flexitarianos, pessoas que comem carne mas tem consciência do impacto negativo que esse consumo tem para os animais e para o meio ambiente. Por isso, buscam por mais produtos cruelty-free nas prateleiras.
Em franco crescimento
Um levantamento divulgado pela Euromonitor em 2021 mostrou que 1 em cada 4 consumidores no mundo (23% da população) tenta reduzir a ingestão de animais. No Brasil, uma pesquisa feita no mesmo ano pelo Ipec mostra que 46% dos brasileiros não comem carne animal ao menos um dia na semana.
Assim, o crescimento exponencial do veganismo aliado ao aumento da conscientização da população em geral culminam para a explosão de uma indústria que está alcançando todos os setores do mercado.
Pesquisas realizadas pelo Meticulous Research estimam que o mercado de alimentos plant-based atingirá US$95,52 bilhões até 2029. Ao mesmo tempo, o mercado de cosméticos veganos segue em disparada, com estimativa de atingir US$28, 5 bilhões até 2031.
Esses são apenas alguns dos estudos que divulgamos semanalmente aqui na Vegan Business referente à expansão do mercado vegano. Vale a pena conferir para se manter por dentro das novidades.
Por que o veganismo está em crescimento?
O veganismo é um estilo de vida que existe em nossa sociedade há milhares de anos. No entanto, o termo propriamente dito foi criado em 1944 pelo britânico Donald Watson, passando a ganhar muitos adeptos nas décadas seguintes.
Com o avanço das telecomunicações e sobretudo da internet, esses mesmos princípios que motivaram os primeiros adeptos a uma alimentação livre de crueldade animal foram disseminados.
Os motivos para a adoção desse estilo de vida são diversos, partindo principalmente das questões saúde, empatia pelos animais e preservação do meio ambiente. Esses são os três pilares que impulsionam o veganismo em todas as culturas.
Na questão saúde, a motivação gira em torno de refeições mais saudáveis, ricas em fibras e micronutrientes e livre de gorduras. No ponto de vista animal está a conscientização perante ao grande sofrimento animal que o consumo de carne envolve, indo muito além do abate.
No entanto, o que leva muitas pessoas a consumirem produtos veganos é a questão ambiental. Isso porque a agropecuária já é responsável por cerca de 31% da emissão de gases estufa no mundo, somando 16,5 milhões de toneladas de CO², segundo um relatório divulgado pela ONU.
Quantos veganos existem no mundo?
Ainda não existem dados globais consolidados acerca do número de vegetarianos e veganos no mundo. Porém, a partir de pesquisas locais promovidas por grandes noções conseguimos ter uma noção da quantidade de adeptos a esse estilo de vida.
Em um de nossos levantamentos reunimos dados de 5 países ocidentais. Assim, temos um número aproximado da população adepta ao veganismo de cada um deles:
- Reino Unido – quase 5 milhões (7% da população)
- EUA – 11 milhões (3,3% da população)
- Canadá – 3,5 milhões de vegetarianos e veganos (10% da população)
- Alemanha – 3,5 milhões (4,3% da população)
Quantos veganos existem no Brasil?
No Brasil, somamos mais de 30 milhões de vegetarianos. Desses, 7 milhões de pessoas seriam veganas, tomando 3,4% da população brasileira segundo dados antigos do Ibope 2018. É provável que este número tenha aumentado bastante desde então, haja vista a facilidade em encontrar produtos e refeições a base de vegetais no mercado atualmente.
Além desses, temos também a parcela da população adepta à segunda sem carne e outros movimentos que visam diminuir o consumo de carne e alimentos de origem animal.
Consumidores veganos
Um aspecto interessante sobre o crescimento do veganismo é a variedade de perfis e comportamentos dos consumidores veganos. Estudos mostram as variações de preferências de consumo de acordo com cada motivação, levando em consideração o fator saúde, animal e ambiental.
Assim, encontram-se pessoas que, por se preocuparem mais com a saúde, optam por produtos orgânicos, com ingredientes naturais. Por outro lado, existem aqueles que enchem a geladeira com industrializados, desde que sejam plant-based.
A indústria vegan está em crescimento?
Na sociedade em que vivemos, todo grande movimento move uma grande indústria, e com o veganismo não é diferente. Atualmente, milhares de marcas nascem todos os dias com a proposta 100% vegana e cruelty-free, colocando em xeque a credibilidade das que ainda não têm essa preocupação.
Além disso, empresas multinacionais passaram a se preocupar em eximir os testes em animais e em lançar produtos livres de crueldade animal. O contrário disso significaria caminhar no sentido contrário da tendência do mercado mundial e perder milhões de consumidores.
Empresas veganas de sucesso que você deve conhecer
Com as portas do mercado vegano aberta, muitos veganos e empreendedores de plantão viram uma chave para o sucesso. Algumas das marcas mais famosas no Brasil e no mundo são:
Fazenda Futuro
É uma foodtech brasileira que cria produtos plant-based para substituir a carne e laticínios. Dentre os itens do seu portfólio está o famoso hambúrguer do futuro, utilizado em muitas hamburguerias e lanchonetes como opção vegana aos clientes.
A novidade da marca é ter a cantora Anitta como embaixadora, que lançou recentemente uma linha de salgadinhos de festa congelados veganos.
B.O.B
É uma marca de cosméticos em barra que tem como pilares o veganismo, plástico free e ingredientes naturais. Oferece shampoo, condicionador, sabonetes e outros itens em um formato naturalista e com ingredientes liberados.
Vida Veg
É uma foodtech que investe em industrializados veganos, como queijos, manteigas, iogurtes e também o VegBurger, todos com o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira. Está em crescente no mercado brasileiro com mais de 5 mil pontos de venda e mais de R$18 milhões de faturamento.
Os produtos veganos mais populares
Quem aí nunca comeu um lanchinho vegano só para saber como é? Isso acontece pois os produtos veganos estão cada vez mais atrativos ao público, não se limitando aos alimentos, trazendo assim olhares curiosos de todos os cantos.
Alguns dos produtos veganos mais populares atualmente são os leites e queijos, facilmente encontrados em supermercados; os hambúrgueres e congelados e a carne de jaca. Além desses, muitas linhas de cosméticos veganos de marcas populares como o Grupo Boticário vem ganhando muita atenção dos consumidores em geral.
Um exemplo disso é a Glambox, empresa que se apresenta como um clube que oferece uma experiência completa de beleza com produtos de diversas marcas, sendo todos veganos.
O futuro do Veganismo
Os dados de todos os setores do mercado dizem uma única coisa: o veganismo está só começando e ainda promete um mundo de novidades. Desde novas tecnologias cruelty-free até a criação de carne em laboratório, a tendência mundial é termos cada vez mais empresas focadas no fim da exploração animal e ambiental.
Seja por uma tendência de marcas com propósito, necessidade de mercado e esgotamento dos recursos naturais, o veganismo é o único meio onde ainda podemos ver um bom futuro para a humanidade.
O mercado vegano está crescendo rapidamente devido a uma combinação de fatores, incluindo mudanças nos padrões de consumo, aumento da conscientização sobre os benefícios ambientais e para a saúde, além de uma crescente preocupação com o bem-estar animal.
Aqui estão algumas razões pelas quais o mercado vegano está crescendo:
Mudanças nos padrões de consumo
Os consumidores estão cada vez mais buscando alimentos e produtos que sejam mais saudáveis, sustentáveis e éticos. O veganismo está se tornando mais popular como uma escolha de estilo de vida e alimentação saudável.
Aumento da conscientização
As pessoas estão mais conscientes dos problemas ambientais e das mudanças climáticas, e estão buscando maneiras de reduzir seu impacto pessoal no meio ambiente. O veganismo é uma opção atraente, pois reduz o consumo de recursos naturais e diminui a emissão de gases de efeito estufa.
Benefícios para a saúde
Há uma crescente conscientização sobre os benefícios para a saúde de uma dieta vegana equilibrada, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras doenças crônicas.
Bem-estar animal
A preocupação com o bem-estar animal também é um fator importante na crescente popularidade do veganismo. Cada vez mais pessoas estão se conscientizando das condições desumanas de muitas fazendas industriais e da crueldade associada à produção de carne.
Inovação no setor de alimentos
Há cada vez mais opções de alimentos veganos disponíveis no mercado, incluindo substitutos de carne e laticínios feitos a partir de fontes vegetais. A inovação no setor de alimentos está ajudando a tornar o veganismo mais atraente para os consumidores.
Esses fatores estão impulsionando o crescimento do mercado vegano, que deve continuar a crescer nos próximos anos. As empresas que reconhecem essa tendência e se adaptam a ela estão em uma posição favorável para prosperar no futuro.
Conclusão
Ver o mundo caminhando para um consumo mais sustentável enche os olhos de qualquer vegano por aí. No entanto, como nem tudo são flores, é preciso avaliar muito bem os valores e intenções de cada marca antes de sair investindo.
É sempre importante lembrar que atrás do mercado existe uma causa muito importante a ser mantida: o valor do meio ambiente. Por isso, as empresas que possuem um bom embasamento em suas produções, com certeza terão sucesso entre os consumidores.
Em suma, o crescimento da indústria vegan vem de uma necessidade mundial: a diminuição da exploração desenfreada dos recursos naturais e dos animais. O veganismo faz bem para a saúde do homem, para a saúde dos animais e a saúde do planeta.
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Imagem de capa: Unsplash
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