A KARANA Foods, empresa de carne vegetal de Cingapura, teve uma extensão de rodada seed, com um aporte da Real Tech Holdings, venture capital japonês, ao lado de investidores como Big Idea Ventures (BIV), Henry Soesanto (CEO da Monde Nissin) e o Rumah Group.
O valor apoiará a expansão da empresa, auxiliando em seu crescimento nos mercados de Cingapura, Hong Kong e também nos Estados Unidos, onde já distribui na Baía de São Francisco e Los Angeles. Além disso, o capital também será aproveitado na área de pesquisa e desenvolvimento, criação de produtos e contratação de mais equipe. Outro plano futuro é entrar no mercado japonês, pois estão buscando oportunidades para se inserir no país.
Apesar do valor da extensão não ter sido divulgado, anteriormente a empresa captou US$ 1,7 milhão em sua rodada seed, realizada em julho de 2020.
“KARANA é realmente um produto versátil que foi projetado por chefs para chefs, dá uma enorme criatividade ao chef em como temperar, texturar e apresentar o prato, ele pode funcionar como carne e ‘enganar’ carnívoros ou pode ser apresentado como jaca e celebrado por seu perfil de ingredientes. Estamos sempre impressionados com o que nossos parceiros chefs podem fazer com o produto e quantos itens de menu tradicionais e novos são possíveis”, comentou Blair Crichton, co-fundador e diretor comercial da marca, em um comunicado.
A carne vegetal da KARANA Foods
A empresa utiliza a carne de jaca, comercializando pedaços de carne plant-based inteira e carne picada para o food service, já para o varejo é informado que venderá em breve uma versão de Char siu bao (prato cantonês de pão recheado com carne), bem como um bolinho de carne suína plant-based e cebolinha integral.
“Somos 100% vegetais e totalmente veganos – o que significa que não há uma gota de laticínios à vista”, destacou a marca em sua página de respostas.
É informado que as jacas utilizadas são produzidas por pequenos agricultores do Sri Lanka (país da Ásia Meridional), com as etapas de fabricação de valor agregado sendo realizadas em Cingapura. Quanto as embalagens, as mesmas contém materiais que podem ser reciclados.
“À medida que o mundo enfrenta desafios crescentes em torno da segurança alimentar devido às mudanças climáticas, guerras, conflitos geopolíticos e questões da cadeia de suprimentos, culturas como a jaca oferecem uma oportunidade de escalar sistemas agrícolas baseados em regeneração, que são mais justos para pequenos agricultores, reabastecem a saúde do solo e fornecem mais nutrição aos consumidores”, adicionou Daniel Riegler, CEO e co-fundador da marca.
Sobre a empresa
A KARANA Foods foi fundada por Daniel Riegler (CEO) e Blair Crichton (Diretor Comercial), tendo iniciado suas atividades em 2018.
“A jaca também possui uma estrutura fibrosa natural e perfil de sabor neutro em sua forma verde, o que permite muita otimização de textura e sabor com processamento mínimo. A plataforma de tecnologia da KARANA nos permite construir produtos que oferecem sabor, nutrição e sustentabilidade, enquanto constrói uma nova cadeia de suprimentos que impulsiona o tipo de transformação urgente e holística que é necessária em nosso sistema alimentar atual”, concluiu Daniel Riegler.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Mercado de substitutos de carne atingirá US$ 234,7 bilhões até 2030
Japão avança na regulamentação da carne cultivada
5 marcas com carne de jaca para você se deliciar
*Imagem de capa: Divulgação KARANA Foods / Foto: Cristina Tudor