A Ivy Farm Technologies, do Reino Unido, anunciou que assinou um acordo de fabricação com a Synbio Powerlabs, líder finlandesa em biologia sintética, para produzir seus produtos de carne cultivada em grandes fermentadores. De acordo com a Synbio Powerlabs, a carne cultivada será produzida em uma escala sem precedentes na Finlândia.
A empresa finlandesa está convertendo uma grande instalação de nível alimentício em um centro de fermentação, apoiada por uma subvenção de €2.99 milhões do governo finlandês. Prevista para entrar em operação no início de 2025, a instalação contará com escalas de produção de 10.000 e 27.000 litros e seis tanques de fabricação de 250.000 litros. Segundo o anúncio, será a maior instalação do gênero no mundo.
Com o acesso à expertise e às instalações da Synbio Powerlabs, a Ivy Farms ampliará sua produção de carne cultivada para 10.000 litros, reduzindo os riscos associados à escalabilidade e adotando uma abordagem de baixo CAPEX.
Richard Dillon, CEO da Ivy Farm Technologies, comenta: “A parceria com a Synbio Powerlabs representa um marco significativo para a Ivy Farm e nossas ambições de ampliar a produção de carne cultivada.”
Escalando células de mamíferos
A Ivy Farm afirma que será a primeira a demonstrar a escalabilidade de células de mamíferos em recipientes de nível alimentício nesse nível. Planos futuros de parceria incluem alcançar escalas de produção e eficiências ainda maiores nos próximos anos.
A Ivy Farm, um spin-off da Universidade de Oxford, desenvolveu uma plataforma para cultivar carne moída a partir de células de Wagyu Beef, Aberdeen Angus e English Large White Pork. Embora a carne cultivada ainda não seja aprovada para consumo no Reino Unido, a empresa já desenvolveu vários protótipos, incluindo almôndegas, salsichas e, recentemente, ovos escoceses.
Dillon acrescenta: “A Ivy Farm está comprometida em fazer parcerias com especialistas em fermentação e licenciar nossa tecnologia para acelerar a transição global para a carne cultivada.”
Degustação de carne Angus cultivada
Durante a Semana de Inovação da Islândia, a Ivy Farm e a empresa islandesa de agricultura molecular ORF Genetics co-organizaram uma degustação de carne cultivada. O evento apresentou carne Angus premium cultivada, preparada pelo chef Ólafur Örn Ólafsson, do Restaurante Brút. Entre os participantes estavam autoridades do governo islandês, inovadores alimentares e líderes tecnológicos.
A região nórdica é vista como um mercado promissor para a carne cultivada devido aos seus consumidores progressistas, esforços regulatórios para melhorar a segurança alimentar, abundância de energia renovável e expertise tecnológica.
Em fevereiro, a Primeira-Ministra islandesa, Katrín Jakobsdóttir, teve a oportunidade de experimentar carne cultivada pela primeira vez em um evento de degustação organizado pela Vow e ORF Genetics, que foi considerado a primeira degustação de carne cultivada da Europa, apresentando pratos feitos com codorna cultivada pela Vow.
Alejandro Antalich, Presidente da Synbio Powerlabs, comenta: “Ao convergir nossa tecnologia de ponta e pensamento inovador, estamos não apenas revolucionando a forma como a carne é produzida, mas também abrindo caminho para uma abordagem mais eficiente, escalável e ambientalmente amigável para a produção de alimentos em larga escala.”
Leia também:
Save Da Sea capta 650.000 dólares canadenses para expansão
The Vegetarian Butcher vai veganizar produtos com claras de ovo sem animais da EVERY
Mercado Diferente lança campanha de combate ao desperdício alimentar