A empresa Extracelular, Organização de Desenvolvimento e Fabricação por Contrato (CDMO) especializada em produtos extracelulares, revelou a inauguração de sua maior planta piloto da Europa para a produção de carne cultivada e frutos do mar, localizada em Bristol, no Reino Unido.
Essa instalação, voltada para operações de alta qualidade na indústria alimentícia, está pronta para oferecer serviços cruciais de expansão e fabricação, com o objetivo de auxiliar as empresas de carne cultivada a alcançar suas metas de produção e reduzir os custos e o tempo envolvido na construção de novos locais.
Extracelular
A planta piloto da Extracelular possui atualmente uma capacidade operacional de 200 litros, que deverá ser ampliada para 2.000 litros até dezembro de 2023. Esta unidade tem a capacidade de produzir até 50 toneladas de carne cultivada anualmente, mas está planejada para atingir uma marca impressionante de 100 toneladas por ano. A instalação poderá acomodar vários biorreatores, variando de 50 litros a 5.000 litros, e terá uma capacidade planejada de armazenamento de 10.000 litros.
Em parceria com a empresa britânica de biotecnologia Multus, a Extracelular também oferecerá serviços de capacidade dinâmica e média em suas novas instalações piloto. Isso proporcionará um apoio valioso às empresas envolvidas na agricultura celular, agilizando o desenvolvimento, a fabricação e o atendimento de outras necessidades comerciais relacionadas aos produtos derivados da agricultura celular, com preços mais competitivos e maior rapidez.
Planos da empresa
A CDMO já conquistou a confiança de mais de uma dúzia de clientes distribuídos em oito países e quatro continentes. Além disso, anunciou planos para estabelecer novas instalações de expansão na Ásia e na América nos próximos anos. No ano passado, a Extracelular anunciou ter obtido um novo investimento, elevando o valor captado para mais de US$ 1,9 milhão.
De acordo com Will Milligan, fundador e CEO da Extracelular: “A visão da instalação é eliminar a necessidade das empresas de carne cultivada desenvolverem instalações em escala piloto, economizando para cada empresa milhões de libras em CAPEX, reduzindo anos de seu cronogramas de comercialização e reduzindo o risco do processo de expansão, fornecendo a experiência de fabricação tão necessária. Isto permitirá que as empresas de carne cultivada se concentrem nos seus objetivos de desenvolver excelentes produtos de consumo a preços alcançáveis”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Kern Tec levanta € 12 milhões para produtos lácteos feitos de caroços de frutas
Sustentabilidade: como cada indivíduo pode fazer a diferença
Universidade Escocesa desenvolve alternativa sustentável ao óleo de palma
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Extracelular