A Kern Tec, empresa austríaca, que utiliza caroços de fruta reciclados para produzir alimentos sustentáveis à base de plantas, acaba de concluir uma rodada de financiamento bem-sucedida, arrecadando um impressionante montante de € 12 milhões. Esse é o maior aumento de capital já registrado na Série A para uma empresa austríaca de tecnologia alimentar.

Os valores captados serão destinados a impulsionar ainda mais a produção e comercialização das alternativas de leite e confeitaria à base de plantas da Kern Tec. Esta rodada de investimento, liderada pela Telos Impact, com a participação do fundo PeakBridge Growth 2, contou também com o Fundo do Conselho Europeu de Inovação (EIC).

Lácteos feitos de caroços

A Kern Tec utiliza um processo inovador que envolve a extração de óleos a partir de sementes de caroços reciclados de damasco, ameixa e cereja. Surpreendentemente, cerca de 500.000 toneladas métricas desses caroços são descartadas em aterros a cada ano. Esses óleos extraídos servem como base para a criação de alternativas vegetais aos laticínios, como leite, iogurte e queijo. Além disso, a empresa comercializa esses óleos separadamente, contribuindo para a economia de milhares de caroços de frutas por garrafa. A gama de produtos da Kern Tec também abrange pastas de nougat e maçapão.

De acordo com Luca Fichtinger, cofundador e diretor administrativo da Kern Tec, ao vegconomist: “Temos o prazer de anunciar nosso investimento Série A com um conjunto incrível de investidores e subsídios. Isso impulsionará nosso crescimento, economizando mais sementes de frutas em todo o mundo e sacudindo o mercado de laticínios (alternativos)”.

Kern Tec

Desde a sua fundação em 2019, a Kern Tec alcançou um notável sucesso. Em 2021, a empresa ingressou na Incubadora ProVeg e, no ano passado, lançou uma inovadora alternativa ao leite à base de caroços de damasco sob a marca Wunderkern. Este leite vegetal conquistou um grande público e rapidamente se tornou o produto mais vendido na renomada superloja vegana, BILLA Pflanzilla.

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

A Kern Tec informa ter firmado ordens de compra que representam um valor de vários milhões de euros para os próximos anos. Atualmente, os produtos da empresa estão disponíveis em mais de cinco países, e há planos de expansão global em andamento.

“Este investimento acelera nossas capacidades de expansão global e permite mais produtos derivados de valiosas sementes de frutas com caroço no mercado. Isto aumentará o nosso impacto na redução de resíduos, ao mesmo tempo que desbloqueará um maior crescimento na indústria de laticínios de base vegetal”, disse Fichtinger.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Ágar-ágar: conheça a alternativa de gelatina vegana

Estudo: dieta à base de plantas promove mais saúde aos gatos

Apple substitui couro por alternativa de tecido ecológico

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Wunderkern

Por Ana Cristina Gomes em 26 de setembro