Um estudo realizado por equipes de investigação do Reino Unido e da Alemanha, apoiado pela ONG ProVeg International, conclui que a dieta à base de plantas é mais saudáveis para os gatos.
O estudo incluiu uma amostra de 1.369 proprietários de gatos, dos quais 91% optaram por seus gatos alimentares com uma dieta à base de carne, enquanto os restantes 9% escolheram uma dieta baseada em vegetais, mantendo essa alimentação por pelo menos um ano. Após uma análise abrangente de sete indicadores gerais de saúde e fatores como idade, sexo, estado de castração e localização, os pesquisadores identificaram reduções de risco significativas para os gatos que seguem uma dieta baseada em vegetais, incluindo:
- Uma redução de 7% no aumento de visitas veterinárias (consistente com a doença)
- 15% menos uso de medicamentos
- Uma redução de 55% na progressão para uma dieta terapêutica
- Uma redução de 4% no número de gatos supostamente avaliados como doentes por veterinários
- Uma redução de 8% nas avaliações veterinárias de doenças mais graves
- Uma redução de 23% nas opiniões dos tutores sobre doenças mais graves
- O número de problemas de saúde por gato doente diminuiu 16%
Dieta à base de plantas
Os pesquisadores também examinaram avaliações veterinárias relacionadas para determinar a incidência de 22 distúrbios de saúde específicos. Descobriu-se que 42% dos gatos alimentados com carne e 37% dos gatos alimentados à base de plantas experimentaram pelo menos uma condição de saúde. Dos 22 distúrbios, 15 foram considerados mais comuns em gatos que consomem carne, enquanto apenas sete foram observados em gatos alimentados com vegetais.
O autor principal, o professor veterinário Andrew Knight da Universidade de Winchester, no Reino Unido, afirmou: “As dietas veganas modernas produzidas por empresas de alimentos para animais de estimação utilizam fontes vegetais, minerais e sintéticas para fornecer todos os nutrientes necessários. Além disso, não apresentam riscos, como alérgenos de origem animal presentes em alimentos para animais de estimação à base de carne. Portanto, esperamos obter resultados de saúde igualmente bons ou até melhores quando os gatos são alimentados com dietas veganas nutricionalmente balanceadas. Nossos resultados estão alinhados com outras pesquisas neste campo.”
Sobre a pesquisa
Segundo a ProVeg International, descobertas adicionais incluem as diretrizes da UK Pet Food Association, que afirmaram anteriormente que novos ingredientes ou produzidos fornecem sinteticamente os nutrientes necessários para sustentar gatos em dietas à base de plantas. “Acreditamos que esses novos dados sobre gatos incentivam a indústria de alimentos para animais de estimação a desenvolver mais produtos alimentares e petiscos com proteínas alternativas”.
Além disso, um amplo estudo realizado em 2021, liderado pela veterinária Dra. Sarah Dodd e sua equipe declararam que gatos alimentados com dietas à base de vegetais desfrutam de boa saúde com maior frequência. No ano passado, um estudo da PLOS ONE, constatou que alimentos à base de plantas são mais benéficos para a saúde desses animais.
De acordo com Jens Tuider, CSO da ProVeg: “É altamente recomendável observar o aumento contínuo da pesquisa no campo da ciência veterinária, que sustenta como os animais de estimação podem prosperar com dietas baseadas em vegetais”.
“Esperamos que estes novos dados sobre gatos encorajem a indústria de alimentos para animais de estimação a lançar mais alimentos e snacks a partir de proteínas alternativas que sejam saudáveis e mais amigas do clima do que os produtos de carne convencionais. Os alimentos para animais de estimação desempenham um papel significativo na transformação mais ampla do sistema alimentar necessária para combater as alterações climáticas”, acrescentou.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Phycom levanta € 9 milhões para produção de microalgas para proteínas sustentáveis
Dieta vegana é 16% mais barata que as dietas tradicionais
Pesca desenfreada: o impacto na vida marinha
Imagem ilustrativa de capa: Pexels