Roger Federer lançou recentemente, em parceria com a marca suíça On (a qual ele é investidor desde 2019), um tênis de couro vegano intitulado “The Roger Center Court 0-Series”.

O calçado é branco com detalhes em dourado, contém a sola CloudTec (exclusiva da empresa) que oferece “amortecimento incomparável” e leveza. Inclui a palmilha Speedboard, proporcionando movimento ágil, conforto e ventilação. E toda a malha, forro e parte superior foram produzidas de materiais reciclados.

O par promete amortecimento incomparável e sensação de leveza para usar no dia a dia. Ele custa R$ 1.049 e já está esgotado no site oficial.

Parceria com intenção

Sobre a parceria com a marca suíça, o tenista comentou: “O design minimalista e o conforto fácil dos sapatos da On me atraíram anos atrás. Queria infundir o tênis com a mesma leveza, conforto e agilidade todos os dias. Adoro trabalhar com a equipe On, usando meu conhecimento em calçados de desempenho e interesse pessoal em moda para contribuir para o desenvolvimento de produtos.”

A intenção de fazer a peça em couro vegano foi pensada em diminuir o impacto ambiental: “Adoramos explorar e aspirar a proteger a incrível beleza natural que nos cerca, portanto, esta nova geração de tênis foi criada com a sustentabilidade em mente”, revelou David Allemann, co-fundador da On.

À revista Vogue, Allemann comentou como foi o processo de criação: “A primeira versão que Roger experimentou era muito volumosa (…). Roger disse que era importante que fosse super elegante, então passamos muito tempo a aprimorando e tornando-a bem fina. Se você está fazendo um tênis técnico, não pode comprometer o desempenho, mas como torná-lo totalmente sustentável? É nisso que todos no mercado estão trabalhando. É uma corrida por si só.”

Sustentabilidade é a bola da vez

O empresário acredita que, em meio ao coronavírus, as pessoas estão se preocupando mais com o conforto: “Agora estamos em um momento em que a moda pega emprestado do desempenho [do sapato]”, disse ele. “A grande questão é: o que acontece agora? Quase toda marca tem tênis, mesmo aquelas que nunca fizeram tênis antes. Nossas vidas mudaram e trabalho, diversão, esporte – tudo está convergindo. Se todo mundo vai começar a usar tênis, queremos adicionar o benefício funcional.”

“É interessante ver como os materiais casuais e confortáveis que usamos para esportes estão entrando cada vez mais em nossa vida cotidiana, especialmente agora que todos trabalhamos em casa [devido à pandemia]”, acrescentou o tenista. Ele compartilhou: “Estou muito feliz em dizer que espero que todos usem esses sapatos, mas não vamos esquecer a moda também. Porque eu amo essa parte.”

Federer que já foi vegetariano, não é o primeiro jogador de tênis a defender sustentabilidade e promover uma linha sem crueldade animal. Serena Williams, por exemplo, lançou vestuários veganos em março deste ano, incluindo vestidos, macacões e terninhos. Outros nomes famosos como Rihanna e Stella McCartney também buscam mudanças dentro da indústria da moda.

Veja também: Adidas lança versões veganas para tênis clássicos e Empresa cria tênis vegano com resíduos da indústria do vinho



por Ana Reis em 24 de setembro