A marca italiana Vegea, especializada em couro vegano, se uniu à loja de calçados Mercer Amsterdam para a criação de um tênis esportivo com resíduos da produção do vinho.

Vegea já trabalha há algum tempo com o material que vem de sementes e fibras da uva; agora, na próxima coleção primavera-verão, o público poderá comprar o modelo W3RD Wine Pack, como é chamado o novo sapato. O lançamento está previsto para o dia 20 de dezembro.

Descrito como “macio, liso, estável e 100% sustentável”, o par custará em média 250 € e poderá ser reciclado. Além de ser feito com restos das videiras, a malha dos tênis será feita a partir do descarte de garrafas PET, além disso, as solas serão feitas com algas.

W3RD Wine Pack virá com quatro cores – ainda não especificadas – e há planos para que a linha ecológica se estenda. Em um comunicado a um site plant based, o fundador da Mercer Armsterdam, Pim Mercer, diz: “Para mim, é importante tentarmos mudar a indústria de tênis – não precisa ser couro o tempo todo.”

“A melhor experiência para mim é quando alguém diz ‘Eu amo este tênis’ sem saber a história por trás”, continua. “Isso mostra que calçados sustentáveis, veganos e à base de plantas podem ser tão bonitos e luxuosos quanto couro real – e isso é um desafio em uma indústria predominantemente de couro e plástico”, termina.

Essa não é a primeira aventura ousada da Mercer.

Em 2019, a empresa lançou o W3RD Vegan Pineapple, calçado à base de fibra de abacaxi, que, segundo a empresa, demanda pouca água e não utiliza produtos químicos na produção. De quebra, reutiliza toneladas de desperdício da fruta. Esse procedimento é baseado na tecnologia Pinãtex, criado por Carmen Hijosa e desenvolvido nas Filipinas.

Couro vegano em alta

A indústria de couro vegano nunca esteve tão em alta. Novas opções do tecido criadas a partir de matérias-primas alternativas aparecem com frequência. O melhor dessas opções é que, além de veganas, são também sustentáveis.

Quer saber mais sobre calçados veganos e opções de couro sustentável? Conheça estas nove marcas de calçados veganos disponíveis no Brasil e entenda os novos olhares sobre o couro vegano, que estão revolucionando este ecossistema.



por Ana Reis em 31 de agosto