A Phycom, especialista holandesa em microalgas, anunciou que levantou € 9 milhões de parceiros importantes, incluindo Corbion, Phase2.earth, Invest-NL e Invest International.
Com o valor captado, a Phycom irá cultivar as suas microalgas de alta qualidade à escala industrial, melhorar a sua tecnologia e expandir o marketing. Além disso, o investimento permitirá que a equipe da Phycom se expanda e nomeie novos conselheiros complementares.
Produção de microalgas
O Presidente da Corbion Algae Ingredients, Ruud Peerbooms, afirmou: “As capacidades demonstradas pela Phycom oferecem grande potencial, e acreditamos que a combinação de forças complementares por meio desta parceria colaborativa nos ajudará a continuar redefinindo o que é possível por meio das tecnologias baseadas em algas.”
A Phycom, empresa B2B sediada em Veenendaal, Gelderland, fundada em 2018 para oferecer serviços de otimização de cultivo de algas e ingredientes de microalgas de alta qualidade. Além disso, os ingredientes da Phycom têm várias aplicações nas indústrias de alimentos e de ração.
As microalgas têm capacidade de se transformar e desempenhar um papel crucial nos sistemas alimentares, fornecendo assim uma proteína sustentável. Além da proteína, as algas são fontes de ácidos graxos, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras.
O Associado de Investimentos da Invest-NL, Daan Meijer, comentou: “A Invest-NL tem como objetivo acelerar a transição para um sistema alimentar sustentável por meio de investimentos em tecnologias inovadoras para proteínas alternativas. O papel das microalgas nessa transição e a tecnologia única e a produção em larga escala da Phycom nos deixam excepcionalmente orgulhosos de adicioná-la ao nosso portfólio de investimentos.”
Ampliando a produção
A Phycom desenvolveu um sistema modular que cultiva simultaneamente altos rendimentos de diversas espécies de microalgas. Além disso, o sistema garante a produção ao longo do ano com impacto ambiental mínimo.
Nos últimos quatro anos, a equipe da Phycom construiu com sucesso duas instalações de produção em Veenendaal, demonstrando a capacidade e escalabilidade da tecnologia na produção de microalgas.
A Phycom está envolvida em um projeto investimento pelo governo holandês que examina a funcionalidade das proteínas microbianas, o potencial de mercado e as aplicações. Revyve, Unilever, Westland Kaas, PeelPioneers e a Universidade e Pesquisa de Wageningen estão entre seus parceiros de pesquisa.
De acordo com Eelco Benink, chefe de equidade da Invest International: “Ao entrar nisso junto com a Invest-NL, o investimento cria empregos diretos na Holanda, permitindo que a empresa desenvolva um plano de expansão internacional. Um excelente exemplo de Soluções Holandesas para Desafios Globais.”
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Pesca desenfreada: o impacto na vida marinha
Pesquisa revela apoio dos brasileiros às refeições à base de plantas
Startups brasileiras sustentáveis concorrem a vaga em premiação global de inovação
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Phycom