A The Vegetarian Butcher, parte da Unilever, está se unindo à The EVERY Company para melhorar a textura e o perfil nutricional de suas alternativas de carne plant-based utilizando as claras de ovo sem animais da EVERY. Este ingrediente exclusivo, derivado da fermentação de precisão, imita as propriedades de ligação dos ovos convencionais sem envolver componentes animais.

Anteriormente conhecida como Clara Foods, a EVERY foi pioneira no desenvolvimento de produtos de ovos sem origem animal através de um processo de fermentação que utiliza levedura e açúcar para produzir proteínas que imitam as propriedades de gelificação dos ovos de galinha. Este método permite a produção de proteínas funcionais de alta qualidade com uma pegada ambiental significativamente menor em comparação com a criação de animais tradicional.

As proteínas da EVERY são certificadas pela Sociedade Vegana, pois nenhum animal é usado ou prejudicado na produção de suas proteínas de ovo, embora ainda exijam um aviso de alérgenos de ovo. Portanto, a integração das claras de ovo EVERY nos produtos da The Vegetarian Butcher faz parte do esforço da empresa para veganizar sua linha de produtos enquanto mantém o sabor e a textura. O ingrediente servirá como um agente de ligação de rótulo limpo em várias ofertas da The Vegetarian Butcher, incluindo seus hambúrgueres mais populares.

Melhoria da linha de produtos

“Este ingrediente inovador e de rótulo limpo é um ajuste natural com a missão da The Vegetarian Butcher de libertar os animais da cadeia alimentar. Após anos de esforços dedicados para veganizar ainda mais nossa linha de produtos, esta nova colaboração visa acelerar os passos finais desse processo enquanto preserva o sabor e a textura deliciosos de nossos produtos”, destacou a The Vegetarian Butcher em uma declaração nas redes sociais.

O Diretor Comercial da The EVERY Company, Nick Toriello, disse ao AgFunderNews: “[A The Vegetarian Butcher] tem tentado remover a metilcelulose de suas formulações há algum tempo. E o que foi crucial para eles é que as claras de ovo EVERY eram um produto relativamente simples e direto de trabalhar, pois poderia servir como um substituto direto. O sabor e a textura do produto final são superiores e eles obtêm um rótulo mais limpo no final.”

Ambas as empresas estão explorando o uso mais amplo deste ingrediente em vários mercados, com a EVERY já tendo garantido o status de Geralmente Reconhecido como Seguro (GRAS) nos Estados Unidos. A UE e o Reino Unido estão na agenda para aprovação regulatória.

Abordagem internacional

A The EVERY Company está adotando uma abordagem internacional para lançamentos de produtos, com seus ingredientes já sendo incorporados em vários mercados globais. No final do ano passado, a EVERY fez parceria com o Grupo Nutresa, a maior empresa de bens de consumo alimentares embalados da Colômbia, para melhorar o sabor e a textura da linha de produtos de carne alternativa da Nutresa.

Além disso, os produtos da The Vegetarian Butcher estão presentes em dezenas de mercados ao redor do mundo, incluindo Holanda, Porto Rico, Espanha, Alemanha e Reino Unido. Um representante da EVERY disse ao vegconomist que a Unilever também está avaliando o uso dos ingredientes EVERY EggWhite em vários mercados.

Toriello disse ao vegconomist: “Estamos empolgados em fazer parceria com a The Vegetarian Butcher para oferecer uma solução de rótulo limpo para suas carnes vegetarianas. Nossos ingredientes de ovo altamente funcionais e obtidos de forma humanitária melhoram cada mordida de seus deliciosos hambúrgueres. Na EVERY, nossa missão é criar produtos de alta qualidade e deliciosos que sejam melhores para as pessoas e para o planeta. Juntos com a The Vegetarian Butcher da Unilever, estamos tornando esse sonho uma realidade.”

Leia também:

Mercado Diferente lança campanha de combate ao desperdício alimentar

Beauty tech AmoKarité capta R$ 1 milhão em rodada seed com participação da Vegan Business

GOOD Meat anuncia primeiras vendas de carne cultivada no varejo

Por Vitor Di Renzo em 17 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores