Segundo um recente relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), quase 800 milhões de pessoas passam fome diariamente no mundo todo. Em contrapartida, mais de um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias no planeta. O Brasil ocupa a 10ª colocação entre as nações que mais acabam jogando alimentos fora. Para piorar, dados do IBGE, apontam que aproximadamente 30% do que é produzido no país é descartado, o que equivale a cerca de 46 milhões de toneladas de mantimentos inutilizados anualmente.
Diante desse cenário problemático, empresas estão buscando formas de contribuir na conscientização do consumo. Entre elas, a Mercado Diferente, maior foodtech de assinatura de alimentos saudáveis do Brasil, que, durante o mês de maio, lança uma campanha de Combate ao Desperdício Alimentar, com foco em apresentar maneiras para reduzir o desperdício na cadeia de suprimentos.
A partir do projeto, a startup quer educar sobre a importância da aceitação de alimentos orgânicos que não correspondem aos padrões estéticos convencionais, incentivando os consumidores a valorizar mais a qualidade e o sabor em relação a aparência. Dentre os vários movimentos planejados, a companhia irá oferecer descontos de até 50% no custo de suas caixas para estimular o consumo consciente.
Com atualmente dezenas de milhares de clientes ativos, a Mercado Diferente irá contribuir ainda com sugestões que auxiliem os consumidores a usufruir ao máximo de sua cesta de orgânicos, apresentando receitas e técnicas que permitem utilizar todas as partes dos produtos, incluindo cascas, talos e folhas, além de dicas para o melhor armazenamento das iguarias.
“Com as orientações, possibilitamos que os clientes possam evitar o descarte desnecessário de partes aproveitáveis e prolonguem a vida útil dos mantimentos, preservando-os por mais tempo e permitindo o uso futuro em receitas saudáveis e saborosas”, explica Eduardo Petrelli, CEO e cofundador da marca.
Para garantir recomendações assertivas, a foodtech se apoia na PitaIA, sua inteligência artificial proprietária capaz de aprender as preferências e restrições alimentares de cada usuário. A partir dos perfis individualizados gerados pela solução, a equipe de compras da corporação consegue trabalhar em parceria com os mais de 160 produtores registrados na plataforma assegurando produtos com melhor qualidade e preços mais acessíveis nas cestas entregues.
Durante todo o mês de maio, a Mercado Diferente estará focada ainda no estímulo de programas de solidariedade, propondo a doações de alimentos orgânicos excedentes para instituições de caridade locais. Além disso, a marca promoverá ainda estratégias voltadas ao compartilhamento de produtos e créditos para consumo com amigos, familiares e vizinhos para reduzir o desperdício e ajudar quem precisa.
A campanha de Combate ao Desperdício Alimentar contará também com uma comunicação especial voltada para o alerta sobre o impacto ambiental atrelado ao descarte desapropriado dos alimentos. Segundo Petrelli, a proposta é deixar claro ao público como cada indivíduo pode contribuir para a redução desse problema a partir da adoção de um estilo de vida mais sustentável.
“O desperdício de itens alimentícios é responsável por quase 10% das emissões de gases estufa anuais. O uso dos produtos orgânicos não padronizados elimina esse volume e também potencializa o cultivo sem agrotóxicos. Tudo isso resulta em mais sabor para a sua mesa, e o futuro do planeta”, detalha o CEO.
Fundada em 2022, a Mercado Diferente já resgatou mais de 1.700 toneladas de alimentos desde o início das suas operações. A projeção é de que esse montante ultrapasse a marca de 20 mil toneladas dentro dos próximos quatro anos.
Sobre a Mercado Diferente
Lançada no início de 2022, a Mercado Diferente é a principal foodtech de alimentos saudáveis do Brasil. A startup envia para a casa dos clientes uma cesta com diversas frutas, verduras, temperos, legumes, entre outros itens. Por atuar diretamente com mais de 200 produtores rurais, a marca se diferencia da concorrência por resgatar alimentos fora do padrão comercial que, de outra forma, poderiam ser descartados. Com isso, combate o desperdício alimentar e, ao mesmo tempo, proporciona uma alimentação saudável e acessível a todos os brasileiros de uma maneira conveniente.
Leia também:
Beauty tech AmoKarité capta R$ 1 milhão em rodada seed com participação da Vegan Business
GOOD Meat anuncia primeiras vendas de carne cultivada no varejo
Revo Foods lança salmão plant-based com receita renovada e novos sabores