A startup canadense de frutos do mar plant-based, Save Da Sea, recentemente captou 650.000 dólares canadenses em uma rodada semente II para acelerar a expansão de suas alternativas de salmão e atum nos EUA e contratar novos membros para sua equipe em Victoria.

A empresa estreou nos EUA na rede Market of Choice, com 11 lojas em Oregon, conforme relatado pela Betakit. Seus planos de expansão nos EUA incluem outras listagens, seguindo uma estratégia focada em varejistas de alimentos naturais no Noroeste do Pacífico.

No ano passado, a CEO e fundadora Aki Kaltenbach relatou que a receita da empresa no mercado canadense havia triplicado ano após ano, incentivando o lançamento de seus produtos frescos e refrigerados de salmão defumado e atum nos EUA.

A rodada foi liderada pelo Thrive Lab do Business Development Bank of Canada, que foi lançado em 2023 para fornecer 100 milhões de dólares canadenses em investimentos para empresas lideradas por mulheres. Spring, What If Ventures e o YSpace da York University também participaram.

Sévrine Labelle, diretora administrativa do Thrive Lab, comentou: “Save Da Sea é o primeiro investimento do Thrive Lab e Aki traz uma gama de habilidades e determinação. Vemos uma grande oportunidade em alimentos plant-based, à medida que os consumidores se concentram cada vez mais em sua saúde e demandam opções mais sustentáveis.”

Frutos do mar frescos para o planeta

Save Da Sea foi fundada em 2019 para explorar o crescente mercado de frutos do mar plant-based, com o objetivo de combinar lucro com propósito e sustentabilidade: “Imagine um mundo onde não precisamos mais matar peixes para desfrutar de frutos do mar,” afirma a empresa em seu site.

A startup canadense oferece alternativas que imitam o sabor e a textura dos frutos do mar, feitas com ingredientes simples e minimamente processados. Seu portfólio de produtos plant-based inclui dois tipos de salmão defumado, um simples e outro com endro e alcaparras, ambos feitos de cenoura e enriquecidos com ácidos graxos ômega-3, além de uma salada de atum feita com jaca e maionese vegana.

A primeira distribuição nacional da startup foi em 2022, quando seus produtos chegaram a 180 lojas Sobeys e Safeway em todo o Canadá. Hoje, Save Da Sea está disponível em 500 lojas de varejo, incluindo Fortinos, Healthy Planet, Save-On Foods, Sobeys e Whole Foods.

Save Da Sea também é membro do programa de aceleração de alimentos e bebidas YSpace, e no ano passado, juntou-se à Future Ocean Foods, uma associação global de foodtech criada para apoiar e acelerar a indústria de frutos do mar alternativos em todo o mundo.

Kaltenbach compartilhou: “Muitos consumidores querem comer alimentos frescos e não processados que sejam deliciosos e não prejudiquem o planeta. É isso que Save Da Sea oferece. Desde o lançamento, temos experimentado um crescimento constante. Sabemos que empresas podem lucrar com propósito e estamos provando isso.”

Leia também:

The Vegetarian Butcher vai veganizar produtos com claras de ovo sem animais da EVERY

Mercado Diferente lança campanha de combate ao desperdício alimentar

Beauty tech AmoKarité capta R$ 1 milhão em rodada seed com participação da Vegan Business

Por Vitor Di Renzo em 17 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores