A Formo, produtora alemã de alternativas de queijo fermentado, arrecadou US$ 61 milhões em uma rodada de investimento série B.

A rodada contou com a participação de investidores já existentes, como Foodlabs, EQT Ventures, Lowercarbon Capital, Happiness Capital, Elevat3 Capital e Grazia Capital. Novos investidores também se juntaram, incluindo Sazaby League, Seven Ventures, Woodline Partners, The Nature Conservancy e REWE Group.

Com o novo capital, a Formo pretende atingir várias metas, como expandir internacionalmente, diversificar sua linha de produtos, impulsionar o crescimento da receita e alcançar rentabilidade até 2027. A empresa também está acelerando a comercialização da caseína sem origem animal, essencial para a produção de queijos duros.

Lançamentos de produtos

A Formo também anunciou que duas de suas alternativas de queijo — Frischhain e Camembritz — estão disponíveis em mais de 2.000 lojas REWE, BILLA e METRO na Alemanha e Áustria. Esses produtos oferecem opções sustentáveis ao cream cheese e camembert; a empresa afirma que o Frischhain emite 65% menos gases de efeito estufa, usa 83% menos terra e consome 96% menos água do que o cream cheese convencional.

Ambas as alternativas de queijo são feitas com koji, um fungo tradicionalmente utilizado na culinária japonesa para a produção de miso, saquê e molho de soja. Segundo a Formo, a proteína de koji é semelhante à proteína do soro de leite, o que a torna ideal para a fabricação de queijos alternativos.

A proteína de koji é obtida por meio de um processo de microfermentação da Formo, que fermenta culturas naturais em um banho rico em nutrientes. Queijeiros tradicionais podem substituir o leite pela proteína de koji e gorduras vegetais, criando queijos livres de lactose, hormônios, glúten, conservantes ou aditivos.

“Tudo está se alinhando – o lançamento dos nossos primeiros produtos, os resultados positivos das análises ambientais e o sucesso da rodada de financiamento,” afirmou Raffael Wohlgensinger, cofundador e CEO da Formo. “Este é o resultado de cinco anos de intensa pesquisa e desenvolvimento de produtos, além do trabalho de uma equipe incrivelmente dedicada. Estamos prontos para avançar.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

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