O hambúrguer McPlant do McDonald’s, feito à base de plantas e co-desenvolvido com a Beyond Meat, superou as expectativas da empresa. Já falamos sobre esse produto por aqui, mostrando os testes da marca na Irlanda e no Reino Unido. 

O analista Michael Lavery, do banco de investimentos Piper Sandler, explicou ao CNBC que os locais de teste nos Estados Unidos estavam vendendo aproximadamente três vezes mais hambúrgueres McPlant do que previsto inicialmente.

Ele explicou ao veículo que apesar de acreditarem que as vendas receberam um impulso do fator exclusividade — atraindo as vendas de lojas próximas que não ofereciam o produto — e que as vendas sustentáveis e repetidas se estabelecerão em uma taxa muito menor, as vendas iniciais do produto ficam entre 8% e 10% das vendas de hambúrgueres, ou seja, de US$ 170 milhões a US$ 215 milhões.

Ademais, a notícia desse sucesso em vendas fez com que as ações do McDonald’s subissem 1% e da Beyond Meat 3%. 

O produto é vegano? 

Aqui vale destacar que o produto difere nesse quesito nas diversas regiões. 

No Reino Unido e na Irlanda o McPlant era vegano, com queijo à base de proteína de ervilhas. Michelle Graham-Clare, Diretora de Marketing do McDonald’s nessas regiões, havia dito à imprensa: “[…] Se você é vegano ou apenas gosta de um hambúrguer à base de plantas, estamos confiantes de que você apreciará o McPlant”. 

Infelizmente, nos Estados Unidos o produto não se enquadra como vegano, já que contém ingredientes como queijo americano e maionese, entretanto, segundo a marca é possível personalizar o pedido e pedir para retirar esses elementos do lanche. Além disso, o hambúrguer também é feito na mesma grelha dos outros alimentos da marca. 

O mesmo ocorre na Áustria, conforme o Vegconomist, que utiliza o queijo lácteo e a maionese à base de ovo. 

Teste do hambúrguer McPlant nos Estados Unidos  

A empresa começou o teste do hambúrguer nos Estados Unidos em oito restaurantes selecionados em novembro de 2021. 

Outra boa novidade é que a marca está expandindo esse teste, entrando na área da Baía de São Francisco e Dallas-Fort Worth. A marca escreveu sobre o assunto em um comunicado: “A partir de 14 de fevereiro, [o McPlant] estará disponível em aproximadamente 600 locais participantes nesses dois mercados por tempo limitado, enquanto durarem os estoques”. 

O objetivo é expandir o teste para auxiliar a entender a demanda do cliente. 

KFC também teve lançamento recente de alimento plant-based 

Não é só o McDonald’s que está trazendo mais opções à base de plantas para os consumidores. 

Já falamos por aqui que o KFC lançou o frango da Beyond Meat por tempo limitado nas unidades estadunidenses no dia 10 de janeiro.

No ano passado,  a Beyond Meat realizou uma parceria com o Yum!Brands — composto por KFC, Pizza Hut e Taco Bell — com o objetivo de lançar produtos à base de plantas nos próximos anos. 

Chris Turner, Diretor Financeiro da Yum!Brands, falou em um comunicado na época: “O anúncio de hoje se baseia em nosso forte relacionamento com a Beyond Meat e, dada a resposta do consumidor durante os testes recentes com a Beyond Meat, estamos empolgados com o potencial de longo prazo dos itens do menu de proteína à base de plantas para atrair mais clientes para nossas marcas, especialmente consumidores mais jovens”. 

No caso do KFC, apesar do item da Beyond Meat não conter ingredientes de origem animal, os molhos não são adequados para os veganos e o preparo do alimento compartilha os equipamentos utilizados nas outras receitas. 

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*Imagem de capa: Divulgação McDonald’s

Por Amanda Stucchi em 15 de fevereiro
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