Todo o crescimento do veganismo fez com que grandes marcas sentissem a necessidade de desenvolver produtos veganos. A novidade da vez é o novo sorvete vegano da Magnum.
Diversas marca já se renderam aos alimentos à base de plantas e a pressão da demanda vegana. Algumas como Burger King, Danone, e até a Nestlé já deixaram sua marca e seu desejo em aumentar o portfólio de opções veganas. A Magnum não podia ficar de fora dessa história.
Sorvete vegano da Magnum disponível no Brasil
A Kibon anunciou que o lançamento do Magnum vegano no Brasil será em julho deste ano (2020).
A opção já é vendida em outros países e muitos pediam para que chegasse aqui também no nosso país. O sorvete terá o Selo Vegano dado pela Sociedade Vegetariana Brasileira – SVB.
Para quem tem pressa em provar a novidade antes do lançamento oficial, ele já pode ser comprado pelos aplicativos iFood, UberEats e Rappi (por enquanto só nas capitais).
Algumas lojas físicas de São Paulo e Rio de Janeiro também já tem o sorvete a venda, mas em julho eles terão distribuição nacional.
Uma opção muito similar ao Magnum é o Mondo, fabricado por uma empresa 100% vegana. Mondem recentemente lançou três novos sabores, vale conferir.
A base dos sorvetes são feitas de base de proteína de ervilha-de-baunilha – que já se mostram um mercado de crescimento global – revestida com chocolate sem laticínios .
O revestimento de chocolate é feito com 70% de cacau proveniente de grãos de cacau Rainforest Alliance, cultivados de forma sustentável.
Outras marcas de sorvetes com opções veganas
Além do sorvete vegano da Magnum, outras marcas deram seus primeiros passos para atender a demanda vegana. Uma delas foi a Cornetto. A marca desenvolveu um sorvete de baunilha à base de soja, pedaços crocantes de avelã e o chocolate característico na parte inferior do cone. Atualmente ele vendido apenas no Reino Unido e na Austrália – para nossa tristeza.
Embora não seja vendido ainda aqui, podemos ter uma ideia do sabor do sorvete com react de alguns youtubers. O Flávio, do canal Vegetarirango, fez um vídeo provando o sorvete vegano da Cornetto, você pode conferir aqui.
“A Kibon, produzindo um Cornetto para o crescente mercado vegano, está oferecendo um sabor de futuro. Atualmente, mais do que nunca, as pessoas estão rejeitando produtos com lactose por saber que eles promovem efeitos negativos em nossa saúde e que eles obrigam os animais a passarem por um inferno. Empresas que oferecem opções veganas são reconhecidas.” – disse Mimi Bekhechi, diretor de programas internacionais da PETA, na época do lançamento, em 2017.
Unilever e os testes em animais
Tanto o sorvete vegano da Cornetto quanto o sorvete vegano da Magnum pertencem a Unilever, e isso causa algumas discussões entre veganos.
A empresa ainda faz testes em animais em alguns dos seus produtos. Vale lembrar que aqui no Brasil, muitos veganos não consomem produtos de marcas que testam em animais. Por isso, o crescimento desses produtos no Estados Unidos tende a ser maior.
Ainda assim, não podemos desconsiderar o fato de ser uma grande empresa. Isso dá capacidade para que ela produza produtos sem nenhuma origem e com uma ótima qualidade. O que pode atrair não veganos, e contribuir para o crescimento do mercado vegano.
O mercado dos sorvetes veganos
O mercado dos sorvetes veganos mostram ótimos resultados. A expectativa é que esse mercado supere 1 bilhão de dólares até o ano de 2024, segundo uma pesquisa divulgada pela Global Market Insights em outubro de 2018.
A expectativa é que o mercado europeu de sorvetes veganos tenha uma taxa anual de crescimento composta de mais de 14%. Enquanto isso, o mercado americano deve arrecadar 400 milhões de dólares até 2024.
Especialistas prevêem que as opções veganas de grandes marcas e bases novas e únicas – como banana, abacate e leite de cânhamo – apenas vão impulsionar o mercado enquanto os consumidores abandonam os laticínios por razões relacionadas à saúde, sustentabilidade e bem-estar animal.”
Leia também Sorvete vegano em São Paulo – nova gelateria vegana na Augusta e Hambúrguer vegano da Impossible Foods agora estará no Burger King.