A Planted, uma empresa suíça de tecnologia alimentar especializada em alternativas à carne feitas com ingredientes naturais, está ampliando sua capacidade de produção com a construção de uma nova fábrica no sul da Alemanha.

De acordo com a Planted, a nova instalação será a mais moderna da Europa na produção de carne plant-based, com foco no uso de energia sustentável em sua construção. O anúncio vem após o sucesso do bife vegetal da marca, que se destacou entre consumidores e restauradores.

Até então, todas as atividades de pesquisa e produção da Planted eram realizadas na sede da empresa em Kemptthal, Suíça. No entanto, o mercado alemão tornou-se o principal destino das vendas da marca, levando a empresa a optar por construir uma nova unidade de produção mais próxima dos consumidores.

A nova fábrica será instalada em Memmingen, na Baviera, em um local onde antes funcionava uma cervejaria. A previsão é de que a unidade entre em operação no primeiro trimestre do próximo ano, gerando 50 empregos técnicos e operacionais em sua fase final de expansão. A produção deve alcançar mais de 20 toneladas de carne vegetal por dia a médio prazo. A sede em Kemptthal continuará em funcionamento após a inauguração da nova instalação.

“Tecnologia de fermentação avançada e disruptiva”

A Planted iniciou sua expansão estratégica no início deste ano com a abertura de uma moderna planta de fermentação em Kemptthal. Esse avanço permitiu à empresa produzir um bife vegetal fermentado, o primeiro produto da plataforma “Whole Muscle”. Através de um processo de fermentação próprio, a plataforma possibilita a criação de cortes inteiros e premium de carne plant-based.

O bife fermentado foi lançado no setor de alimentação na Europa em março e chegou ao varejo suíço e alemão em junho.

“Nossa expansão internacional segue a decisão estratégica de fortalecer nossa expertise biotecnológica e aproximar nossas operações dos consumidores”, disse Lukas Böni, cofundador e membro do Conselho Executivo da Planted. “Nosso objetivo é levar rapidamente ao mercado produtos inovadores de nossa plataforma de fermentação, especialmente o planted.steak, que atualmente utiliza nossa tecnologia de fermentação mais avançada e disruptiva em termos de escalabilidade, sabor e qualidade do produto.”

Confira a matéria publicada na vegconomist.

Leia também:

UE instada a desenvolver plano de ação para alimentos plant-based até 2026

ProVeg lança desafio de inovação alimentar 2024 para estudantes na Ásia

Plant Food Festival retorna a Copenhague em 2025

Por Vitor Di Renzo em 10 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores