Marina Ratton é a founder da marca Feel, femtech vegana que traz produtos para a intimidade feminina. A startup foi criada em outubro de 2020 e desenvolve cosméticos naturais e saudáveis com o objetivo de potencializar a sexualidade. Os produtos oferecidos são o óleo feminino multifuncional Relief & Feel e o lubrificante hidratante íntimo Moist & Feel.

A empresária contou em um comunicado: “Estabelecer o diálogo, construindo uma comunidade mesmo antes do lançamento foi fundamental para atender as demandas reais do nosso público e suas nuances em cada etapa da vida. Afinal, acreditamos que a intimidade é uma parte importante de nossas vidas, por isso merece ser abraçada sem culpa e sem vergonha”.

Aceleração da femtech vegana e os investimentos levantados

A Feel passou pelo programa de aceleração da B2Mamy, que capacita e conecta as mães ao ecossistema de inovação e tecnologia. Além desse programa, também foi selecionada pelo GB Ventures, aceleradora de startups de base tecnológica em early stage, pertencente ao Grupo Boticário. A empresa foi a primeira e a única do mercado de bem-estar sexual a ser selecionada, sendo que 130 empresas se inscreveram e só 13 foram selecionadas por apresentarem alto potencial.

Além disso, em maio a femtech conseguiu realizar a sua primeira rodada de investimento através de uma plataforma de Equity Crowdfunding, e levantou R$ 550 mil, sendo que 84% do financiamento foi feito pelas mulheres. Marina disse no comunicado: “A captação na comunidade feminina fez todo o sentido para o nosso modelo de negócio. Com o novo investimento queremos aprimorar ainda mais nossas inovações”.

Quais são os planos da empresa para o futuro?

Alguns dos planos de Marina Ratton para o futuro da empresa, conforme explicou para a Forbes, foram os seguintes:

  • Fechar 2021 com três produtos novos e lançar mais três até o final do segundo semestre de 2022;
  • Vender os produtos na Magazine Luiza;
  • Entregar experiências para as consumidoras, investindo na parte de tecnologia.

A empreendedora também acrescentou para o veículo que metade da captação dos investimentos serão utilizados para aumentar a produção e o portfólio da empresa, além de utilizar o valor em marketing, pois existem diversos desafios para falar sobre a sexualidade feminina.

Mercado femtech

Segundo um estudo da Emergent Research, as femtechs (startups que criam soluções para a saúde feminina) movimentaram aproximadamente US$ 18,75 bilhões em 2019, valor que atingirá US$ 60 bilhões até 2027, crescendo a um CAGR de 15,6% ao ano. No estudo também é apontado que a América do Norte deve liderar esse mercado durante o período previsto.

Sobre a femtech vegana Feel

A Feel, startup fundada por Marina Ratton, atualmente oferece dois produtos em seu portfólio, o óleo feminino multifuncional Relief & Feel e o lubrificante hidratante íntimo Moist & Feel, regularizados na ANVISA.

Um trecho de sua página afirma: “Optamos por formular com ingredientes seguros e à base de plantas para a região íntima feminina. […] Não formulamos com ingredientes sintéticos, incluindo retinol ou hidroquinona, desreguladores endócrinos conhecidos. Nossos produtos também não possuem glúten, são veganos e sem crueldade”. 

Aproveite e leia também:

Higiene pessoal vegana: conheça as marcas nacionais

16 marcas de maquiagem vegana fáceis de encontrar

Negócios em Alta: As 15 Melhores Ideias e Tendências (2021)

*Imagem de capa: Divulgação Feel / via Forbes

Por Amanda Stucchi em 2 de agosto
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores