A Volvo anunciou uma notícia que irá te surpreender: a marca de carros não utilizará mais couro de origem animal em seus carros elétricos, começando com seu modelo Volvo C40 Recharge Pure Electric.
Também foi afirmado que até 2030 a ambição da marca é oferecer somente carros elétricos (que virão sem couro de origem animal).
Outra meta de sustentabilidade é que até 2025 a Volvo pretende ter 25% dos materiais de seus novos carros feitos com base biológica e reciclada, também tem o objetivo de que seus fornecedores imediatos (como os de materiais) utilizem 100% de energia renovável até esse mesmo período.
A intenção é ser um negócio totalmente circular até o ano de 2040.
Segundo a Ellen Macarthur Foundation, negócio circular é uma forma de enfrentar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade, baseando-se em três princípios: eliminar o desperdício e a poluição, circular produtos e materiais (através da reparação e reutilização, por exemplo), e regenerar a natureza (retornar nutrientes para o solo e outros sistemas).
Stuart Templar, diretor de sustentabilidade global da Volvo, disse em um comunicado: “Ser um fabricante de automóveis progressivo significa que precisamos abordar todas as áreas da sustentabilidade, não apenas as emissões de CO₂”.
Ele acrescentou: “A compra responsável é uma parte importante desse trabalho, incluindo o respeito ao bem-estar animal. Deixar de usar couro dentro de nossos carros totalmente elétricos é um bom próximo passo para resolver esse problema”.
Sobre os desafios, o diretor também declarou: “Encontrar produtos e materiais que apoiem o bem-estar animal será um desafio, mas isso não é motivo para evitar esse importante problema. Esta é uma viagem que vale a pena. Ter uma mentalidade verdadeiramente progressiva e sustentável significa que precisamos nos fazer perguntas difíceis e tentar ativamente encontrar as respostas”.
Imagem: Divulgação Volvo
Novo material que pode substituir o couro de origem animal + os carros serão veganos?
Um novo material que será utilizado na próxima gerações de modelos de carros da empresa será o Nordico, feito de têxteis produzidos a partir de material reciclado, como rolhas da indústria de vinho, garrafas PET, além de material biológico de florestas geridas de forma sustentável na Suécia e Finlândia.
Também vale mencionar que a Volvo continuará oferecendo misturas de lã, que afirmam ser de fornecedores certificados. É explicado: “A empresa busca garantir total rastreabilidade e bem-estar animal em sua cadeia de suprimentos de lã”.
Ingrid Newkirk, presidente da PETA, falou um pouco dessa ação da Volvo para a Fox Business: “A Volvo está indo na direção certa, mas considerando que leva de três a oito couros de vaca para fazer o interior de apenas um carro e uma exposição de vídeo da PETA revelou que os trabalhadores marcavam, batiam e eletrocutavam vacas para o interior de carros de couro, a empresa precisa pisar no acelerador e concordar em deixar de usar couro dentro em nove meses, não nove anos”.
Ela também discordou da utilização da lã, já que esse material não é vegano, conforme falamos em uma matéria.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Qual o país mais vegano do mundo?
Carros veganos e mais sustentáveis: veja o que há de novo neste mercado
O que está acontecendo com os oceanos?
*Imagem de capa: Reprodução do vídeo da Volvo sobre o modelo Volvo C40 Recharge Pure Electric