A Coperion, líder em equipamentos e sistemas de extrusão de dupla rosca e compostagem para proteínas alternativas, desenvolveu uma unidade texturizadora inovadora para sua extrusora, visando ajudar os fabricantes a imitar mais facilmente a carne animal.
Chamado de MEGAtex S7, o novo equipamento da Coperion é montado na saída da Extrusora de Alimentos ZSK, permitindo que os produtores alternem entre a produção de proteínas vegetais texturizadas (TVP) e análogos de carne de alta umidade (HMMA).
Os produtos TVP e HMMA são fabricados usando sistemas de alimentação precisos e uma extrusora de alimentos. Quando a fusão é descarregada da extrusora, a configuração difere significativamente. Enquanto a TVP é liberada e cortada diretamente na placa do bico, a HMMA requer uma matriz de resfriamento especial. Nessa matriz de resfriamento, o material é resfriado e forçado a entrar em um fluxo laminar, criando uma estrutura semelhante à carne.
Extrusão para carne cultivada?
Na Anuga FoodTec 2024, John Sheehy, Gerente de Contas Globais para Proteínas Alternativas na Coperion, apresentou as extrusoras da empresa e o novo MEGAtex S7 para explicar suas capacidades em melhorar a textura da carne plant-based e também em uma categoria de proteína alternativa inesperada: carne cultivada.
Conforme relatado pela plataforma Making Food, Sheehy afirmou que as TVPs podem ser usadas para aprimorar e proporcionar uma consistência notavelmente semelhante à carne a produtos de carne cultivada que falham em imitar esses importantes aspectos da carne real.
Extrusão para texturas “carnudas”
Conforme explicado pela Coperion, a TVP é conhecida por sua consistência seca e versatilidade, com formas que incluem pedaços, flocos e tiras. Embora tenha uma longa vida útil quando armazenada corretamente, a TVP requer hidratação antes do uso, geralmente por meio de imersão em água ou outro líquido. Isso a torna uma opção conveniente para diversos pratos, desde Bolonhesa sem carne até peito de frango vegano.
Em contraste, a HMMA contém uma proporção elevada de umidade, variando de 50 a 80%. Isso a torna uma escolha popular para alternativas de carne prontas para consumo, já que seu teor de umidade se assemelha ao da carne magra. A textura única da HMMA é alcançada por meio de um processo especializado de matriz de resfriamento durante a fabricação, que cria uma estrutura semelhante à carne.
A matriz de resfriamento MEGAtex S7 foi projetada para atender aos critérios de qualidade da HMMA, com foco na textura, resistência e comprimento das fibras para imitar a textura da carne. Com esta introdução, a Coperion tem como objetivo fornecer a empresas menores, organizações de pesquisa e startups a flexibilidade e eficiência para produzir carne plant-based de alta qualidade.
Em geral, a Extrusora de Alimentos ZSK da Coperion e a matriz de resfriamento MEGAtex S7 estabelecem um novo padrão para empresas que criam produtos de carne plant-based ou cultivada que proporcionam a mesma experiência organoléptica da carne tradicional.
“O mercado de substitutos de carne plant-based está crescendo exponencialmente, e é muito importante para nós impulsionar esse desenvolvimento com tecnologias inovadoras”, disse Markus Schmudde, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Compostagem & Extrusão na Coperion.
Leia também:
Avant Meats expandirá a produção de peixes cultivados até 2025
Brotos de bambu contém proteínas semelhantes ao leite de vaca
Onego Bio capta US$ 40mi para comercializar proteína de ovo livre de animais
Compartilhe: