Os brotos de bambu, a parte comestível de algumas plantas de bambu, estão ganhando reconhecimento como fonte de aminoácidos essenciais, de acordo com um estudo recente realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa do Bambu da China.
Intitulado “Brotos de bambu e suas aplicações alimentares na última década: um recurso comestível subestimado da floresta para alimentar as futuras gerações”, o estudo destaca a composição nutricional e os benefícios à saúde dos brotos de bambu, observando que seu teor de proteínas é “similar ao leite de vaca”.
O Bambu como uma Potência Nutricional
Na tentativa de demonstrar como as plantas de bambu podem ser uma alternativa aos alimentos convencionais, os pesquisadores descobriram que os brotos de bambu são ricos em sete aminoácidos essenciais, carboidratos (principalmente fibras), ferro e vitaminas, enquanto são baixos em gordura, tornando-os uma fonte valiosa de nutrição.
Além disso, estudos semelhantes sobre brotos de bambu sugerem que essa fonte vegetal oferece benefícios à saúde, incluindo atividades antioxidantes e antimicrobianas, efeitos no controle do câncer e prevenção da obesidade e diabetes, observa o estudo.
O bambu, uma grande gramínea da subfamília Bambusoideae da família Poaceae, se destaca como uma das espécies de plantas mais antigas e de crescimento mais rápido da Terra. É considerado um “presente sustentável da natureza”, oferecendo usos versáteis, desde madeira para escovas de dentes até delícias culinárias e produtos de bem-estar.
Segundo os pesquisadores, a China é a principal produtora, com 800 espécies, mas apenas 153 são comestíveis. Existem mais de 1640 espécies em todo o mundo, mas nem todas têm brotos comestíveis.
Os brotos de bambu são um ingrediente popular e saudável na culinária asiática, com uma longa história como fonte de alimento. Diversos métodos de processamento são usados para criar diferentes produtos. Eles podem ser transformados em brotos enlatados e fermentados, em conserva, em pó de broto, suco de bambu e outras bebidas. Apesar de sua crescente popularidade, os brotos de bambu ainda são subutilizados, argumentam os autores.
Ingredientes Funcionais
No entanto, na última década, especialmente com a crescente demanda por produtos de bem-estar, os brotos de bambu têm sido utilizados para produzir ingredientes funcionais, incluindo fibras dietéticas, polissacarídeos, proteínas e extratos antioxidantes derivados para fortalecer a nutrição de múltiplos produtos, explicam os autores.
Segundo o estudo, embora haja potencial para alimentos funcionais à base de brotos de bambu atenderem às necessidades futuras de segurança alimentar, desafios permanecem para a indústria alimentícia na ampliação da produção. Questões como toxicidade e aspectos sensoriais devem ser abordados para aumentar o consumo generalizado. Além disso, a quantidade significativa de resíduos de material vegetal não comestível gerado pelo uso apenas dos brotos representa um obstáculo custo-eficiente para sua produção.
Apesar desses desafios, os autores afirmam que o uso de brotos de bambu na indústria alimentícia tem o potencial de atender às necessidades nutricionais das futuras populações e garantir a segurança alimentar.
O artigo conclui: “Os brotos de bambu, como um típico produto florestal não madeireiro (PFNM) e um recurso natural subestimado no cenário internacional, têm grande potencial para se tornarem um alimento mainstream em todo o mundo e contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.”
Leia também:
Onego Bio capta US$ 40mi para comercializar proteína de ovo livre de animais
Beyond Meat lança novas opções de crumbles plant-based
Startups italianas inovam na crise da cadeia de cacau