Um novo relatório realizado pelo Hartman Group em parceria com a Perfect Day e o Cargill, analisou os comportamentos dos consumidores em relação à fermentação de precisão.
Nomeado “Fermentando o futuro: a crescente oportunidade para produtos feitos com fermentação de precisão”, o relatório analisa a visão atual do consumidor em relação aos alimentos e a tecnologia aplicada a eles.
O relatório contou com a participação de aproximadamente 2.500 americanos adultos durante as entrevistas. Cerca de 77% dos entrevistados, disseram conhecer a fermentação de precisão e que provavelmente comprariam produtos que utilizam a tecnologia em sua fabricação.
A fermentação de precisão tem sido associada à Perfect Day, empresa da Bay Area que utiliza o fermento e microorganismos para a produção da proteína de soro do leite, sem o uso de ingredientes de origem animal.
Contudo, a fermentação de precisão já foi utilizada em outras categorias e por outros fabricantes. A popularidade desta tecnologia deve crescer à medida que os consumidores buscam alternativas mais sustentáveis e éticas.
Sobre o relatório
De acordo com o relatório, grande parte dos consumidores tem opiniões positivas sobre os benefícios que a tecnologia pode trazer para o sistema alimentar!
Os mais jovens apresentam maior interesse e entusiasmo com o avanço das tecnologias, como a fermentação de precisão. Dessa forma, esse grupo dá mais apoio a empresas que se alinham com os propósitos de cuidar do meio ambiente e dos animais.
Aproximadamente 69% dos americanos acreditam que é necessário encontrar maneiras alternativas para atender às necessidades nutricionais utilizando menos energia, água ou carbono.
De acordo com Allison Fowler, CMO da Perfect Day: “[O relatório] ilumina como empresas como a nossa podem encontrá-los onde estão com oportunidades de educação e degustação. Nossa missão é criar um futuro mais gentil e verde”.
Mercado de fermentação de precisão
A fermentação de precisão atraiu o interesse de grandes empresas, icomo por exemplo: Nestlé, General Mills e Unilever. Segundo o relatório, a categoria terá o apoio de mais de 132 milhões de adultos até 2027.
Atualmente, 40% dos consumidores tem interessados em experimentar produtos que utilizam essa tecnologia; 61% acreditam que a ciência e a tecnologia são nossa melhor esperança para lidar com as mudanças climáticas. Além disso, cerca de metade dos americanos estão dispostos a modificar seu estilo de vida em prol de serem mais ecológicos.
A geração do milênio e a geração Z são as que demostram mais entusiasmo em aderir as inovações alimentares. 60% da geração do milênio e 55% da geração Z procuram por produtos alimentícios e bebidas produzidos por empresas que priorizam a sustentabilidade e o bem-estar dos animais.
Dessa maneira, aproximadamente 85% dos Millennials e 84% da Geração Z dizem que comprariam alimentos e bebidas que possuem ingredientes feitos com fermentação de precisão.
Além disso, os dados validam o impulso que o Perfect Day gerou na indústria de fermentação de precisão. No início deste mês, a empresa junto com oito outras empresas de fermentação de precisão, lançou a Precision Fermentation Alliance – grupo comercial para o setor.
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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Perfect Day