Os vencedores do Prêmio Produto do Ano 2024, escolhidos por 8.000 consumidores no que é descrito como a maior celebração de inovação de produtos do Reino Unido, foram revelados.

Agora em seu 20º ano, o Produto do Ano visa fornecer uma plataforma para produtos domésticos que usamos regularmente, mas muitas vezes damos como garantidos. O logo do Produto do Ano tem 81% de reconhecimento pelos compradores, pode ser visto em todos os principais supermercados e lojas de conveniência em todo o país, e é descrito como um voto de confiança pelos consumidores para os consumidores.

Enquanto o evento do ano passado premiou 17 produtos veganos, a cerimônia de 2024, por algum motivo (vamos investigar), reconheceu apenas três: Heinz Beanz Bowlz, a Leite de Aveia com Sabor a Baunilha para Baristas da Oddlygood e o Mentos Pure Fresh Gum em embalagem de papel.

No evento de 2023, o vencedor na categoria Hambúrguer Plant-Based foi o Heinz Beanz Burgerz, da Kraft Heinz, e na cerimônia de 2024, a Kraft Heinz é reconhecida novamente na categoria Alimento Plant-Based pelo Heinz Beanz Bowlz, supostamente todos adequados para veganos.

O Mentos Pure Fresh Gum em embalagem de papel é reconhecido por ser uma goma de mascar livre de subprodutos animais. Mas o mais interessante e notável é o prêmio para a Oddlygood, da Finlândia, por seu Leite de Aveia com Sabor a Baunilha para Baristas de 1L. “Há um mínimo de desperdício de alimentos na produção deste delicioso leite alternativo, cremoso e espumoso”, afirmam os organizadores.

O sucesso da Oddlygood

A Oddlygood de Helsinque, uma subsidiária da líder empresa de alimentos finlandesa Valio, tem visto um crescimento impressionante desde sua estreia em 2018, com as vendas dobrando a cada ano. Ela obteve um desempenho especialmente forte na Suécia, onde seu crescimento superou significativamente o mercado geral de alternativas lácteas à base de aveia. Seus produtos estão disponíveis na Finlândia, Suécia, Reino Unido, Rússia, nos países bálticos e, mais recentemente, a marca entrou nos EUA com seu Leite de Aveia All-In Barista em 2022. A Oddlygood obteve um sucesso particular na Suécia, onde, segundo relatos, viu um crescimento de 131%, conquistando a segunda maior participação de mercado em leites à base de aveia na Suécia.

No outono do ano passado, a Oddlygood adquiriu a marca nórdica Planti, posicionando-se assim na vanguarda de duas proeminentes categorias de alternativas lácteas: snacks para comer com colher na Suécia e produtos para culinária na Finlândia. ​​O CEO da Oddlygood, Niko Vuorenmaa, afirmou na época: “Planti é nossa primeira aquisição e o próximo passo em nossa jornada de crescimento. No primeiro semestre deste ano, alcançamos grande impulso com +40% de crescimento orgânico, em comparação com 2022, e crescendo significativamente mais rápido do que o mercado. O portfólio da Planti complementa nossa oferta existente e fortalece nossa posição de mercado, especialmente em produtos para comer com colher e culinária.”

Glenn McCracken, Diretor Comercial, Mercados Estratégicos, da Oddlygood, comentou: “Estamos encantados por ter recebido o prêmio Produto do Ano. Buscamos oferecer o melhor produto em qualquer categoria que entramos. O sabor é fundamental para a Oddlygood, e é uma vantagem ser plant-based, sem lácteos, sem glúten, e com desempenho semelhante ao leite, especialmente em ambientes de café. Ganhar prêmios como Produto do Ano, Great Taste Award e o Grocer Award para o Vanilla Barista mostra que não somos os únicos a pensar que este é um produto verdadeiramente notável.”

Leia também:

Superbrewed se une à Döhler para oferecer proteínas sustentáveis

Planteneers apresenta linha de laticínios fermentados plant-based

Veganuary faz uma revolução pelo Brasil vegano

Por Vitor Di Renzo em 16 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores