A Planteneers, uma empresa líder no desenvolvimento e fornecimento de produtos plant-based personalizados, introduziu uma variedade de laticínios fermentados plant-based, incluindo iogurte, quark, cream cheese, crème fraîche e ayran (bebida de iogurte turca).

De acordo com a empresa, esses produtos veganos fermentados foram formulados especificamente para reproduzir o sabor autêntico, a textura e a sensação na boca dos produtos lácteos tradicionais, utilizando o exclusivo sistema de ingredientes funcionais da empresa.

As soluções da Planteneers para laticínios plant-based são flexíveis e podem ser facilmente adaptadas e personalizadas para atender às preferências específicas de fabricantes ou marcas que desejam oferecer produtos que atendam à demanda do consumidor.

Esta introdução segue o lançamento do bife plant-based 2.0, uma inovação na fabricação para criar alternativas marmorizadas e com camadas de gordura à carne; e uma variedade de extrudados de alta umidade à base de ervilha (HME) para carne plant-based.

Iogurte plant-based

A Planteneers desenvolveu um sistema funcional chamado fiildDairy FEY, que combina diferentes amidos que podem ser efetivamente usados com culturas veganas de iogurte para fermentação.

Esses amidos podem ser utilizados com diferentes opções de base, incluindo leite de coco, concentrado de aveia, proteína de soja ou pasta de amêndoas, para criar produtos com sabores específicos. As possibilidades de sabor incluem variedades doces com frutas ou especiarias, opções salgadas e iogurte grego plant-based.

A Planteneers também desenvolveu uma solução conveniente para facilitar a produção de iogurte vegano, e os produtos resultantes são conhecidos por oferecer um agradável sabor de coco e uma textura cremosa. Ela consiste em uma base de leite de coco em pó que pode ser processada em iogurte para comer com colher ou bebível, adicionando água e cultura de iogurte vegano.

Além disso, a empresa oferece outras possibilidades para laticínios veganos: ingredientes para aumentar o teor de proteínas do iogurte plant-based, soluções para produtos “sem” determinados componentes, e outros sistemas para criar produtos modernos, como lassi de manga e ayran.

Cream cheese e quark

Para alternativas de quark, a Planteneers desenvolveu um sistema flexível como parte de sua série fiildDairy FEQ, que fornece quark plant-based com quatro a sete por cento de proteína. Pode ser combinado com ervas, frutas ou preparações de vegetais. Uma etapa adicional de separação confere ao quark vegano uma textura mais seca e esfarelenta, tornando-o ideal como recheio para massas, produtos assados ou como alternativa para cheesecake.

No que diz respeito ao cream cheese plant-based, a Planteneers oferece produtos que se assemelham de perto ao sabor e à textura do cream cheese feito com leite de vaca.

A solução de cream cheese plant-based da empresa combina amido, ingredientes plant-based selecionados, proteína vegetal e pectina. Pode ser misturada com água e gordura de coco, e se desejado, substituir uma parte da gordura de coco por óleo de girassol ou de colza para obter uma consistência mais suave nos produtos finais.

Além disso, é possível obter um cream cheese vegano “arejado” personalizando o sistema. Os sabores do cream cheese são opcionais e vão desde os simples até as preparações doces e salgadas.

Creme azedo, crème légère e crème fraîche

O especialista alemão também oferece soluções plant-based para itens clássicos de cozinha, como creme azedo, crème légère e crème fraîche. O sistema de rótulo limpo da empresa permite teores de gordura de até 15-25% e uma formulação adicional com 30% de gordura que oferece opções mais cremosas.

Comentando sobre as diversas opções para fazer iogurte fermentado plant-based, Linda Eitelberger, Gerente de Produto na Planteneers, compartilhou: “Independentemente da base disponível, nosso sistema oferece uma alternativa ao iogurte com um sabor equilibrado e uma textura cremosa muito semelhante ao iogurte convencional. A consistência pode ser ajustada individualmente. Dependendo da dosagem do sistema estabilizante, o produto final pode ser para comer com colher ou bebível.”

Leia também:

Veganuary faz uma revolução pelo Brasil vegano

Startup ENOUGH assina acordo comercial com a Cargill

Pamela Anderson se junta à Sonsie Skin como proprietária e cofundadora

Por Vitor Di Renzo em 16 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores