A empresa de tecnologia alimentar ENOUGH anunciou a expansão de seu acordo com a gigante do agronegócio Cargill. Por meio do acordo, a Cargill assinará um contrato comercial para usar e comercializar o ingrediente de micoproteína ABUNDA da ENOUGH e investirá em sua recente rodada série C.
ABUNDA é descrito como um ingrediente altamente versátil que fornece todos os nove aminoácidos essenciais e fibras dietéticas. Diz-se que tem um sabor neutro, tornando-o altamente versátil em várias aplicações.
Enquanto isso, a enorme instalação de produção de tecnologia alimentar (15.000 metros quadrados) está co-localizada ao lado de uma instalação da Cargill em Sas van Gent, na Holanda; a Cargill fornece à ENOUGH xarope de glicose eficiente, apoiando as vantagens de zero desperdício do ABUNDA.
Expansão na Europa
A ENOUGH afirma que sua colaboração com a Cargill (beneficiando-se de sua presença global e expertise em tecnologia de matéria-prima) permitirá que ela expanda mais rapidamente na Europa e além.
A ENOUGH utiliza a fermentação de biomassa para produzir seu produto exclusivo em grande escala. A proteína é cultivada alimentando fungos com matérias-primas renováveis (como o xarope de glicose da Cargill) para criar uma fonte sustentável de proteína alimentar.
A fábrica de proteínas da ENOUGH tem uma capacidade inicial de crescer 10.000 toneladas anualmente, com uma capacidade dobrada prevista para 2025. A empresa visa produzir mais de um milhão de toneladas acumulativamente até 2033. Localizada na Escócia, Inglaterra e Holanda, a empresa possui uma equipe diversificada de 65 indivíduos representando 15 nacionalidades trabalhando para tornar o ABUNDA a proteína mais abundante.
Jim Laird, co-fundador e CEO da ENOUGH, comenta: “O mercado de proteínas alternativas é uma oportunidade de vários bilhões de dólares, e a eficiência virá da colaboração com parceiros como a Cargill para aproveitar a demanda e a cadeia de abastecimento existentes para ganhar escala.”
O mundo precisa de proteínas sustentáveis
Com a expansão da parceria estratégica, a Cargill co-criará produtos com ABUNDA, aproveitando seu portfólio de proteínas vegetais, texturizantes, gorduras e suas capacidades de formulação e aplicação.
A corporação, uma das maiores produtoras de carne nos EUA, vem expandindo para o setor de proteínas alternativas, buscando se tornar um grande player na indústria.
Primeiramente, lançou em 2020 uma linha de carne alternativa com hambúrgueres e carne moída. Posteriormente, criou uma linha plant-based chamada PlantEver para o mercado chinês. A gigante da carne também investiu em empresas como o produtor de proteína de ervilha PURIS, a empresa de carne cultivada Aleph Farms e a produtora espanhola de gorduras plant-based Cubiq Foods.
Belgin Kose, Diretora Administrativa de Alternativas de Carne e Laticínios da Cargill, afirma: “A Cargill está fortalecendo sua parceria com a ENOUGH porque o mundo precisa de mais proteínas cultivadas de maneira mais sustentável para acompanhar o crescimento populacional global. A micoproteína é um ingrediente emergente com um papel disruptivo a desempenhar devido a seus muitos benefícios, incluindo textura semelhante à carne, perfil de proteína, escalabilidade e sustentabilidade.”
Com o projeto Plenitude, a Circular Bio-based Europe Joint Undertaking (CBE JU) apoiou a construção da planta da ENOUGH com €16,9 milhões de fundos europeus para avançar nas indústrias competitivas baseadas em bio.
Leia também:
Pamela Anderson se junta à Sonsie Skin como proprietária e cofundadora
Spacegoods capta £2,5M para consolidar liderança na Europa
California Cultured se une a Meiji por cacau cultivado em células