É melhor rotular um produto como, sem carne, vegano ou plant-based?

No ano passado, a ProVeg International produziu um relatório acerca da rotulagem ‘vegana’ ou ‘plant-based’ afeta o apelo popular. A princípio, a organização publicou dois novos relatórios que revelam a compreensão dos consumidores sobre os termos usados nos rótulos dos produtos alimentícios plant-based no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Os estudos visam sobretudo “fornecer informações valiosas sobre como a indústria de alimentos pode rotular seus produtos para garantir clareza sobre os ingredientes e atrair consumidores-alvo”, explicou ProVeg.

Aqui estão as conclusões de ambos os relatórios:

Relatório 1: rotulagem

  • Mil consumidores do Reino Unido foram convidados a descrever e avaliar os termos ‘sem animais’, ‘sem carne’, ‘sem carne’, ‘100% plant-based’, ‘plant-based’, ‘vegetariano’, ‘ vegan’ e ‘vegetariano’.
  • A pesquisa resultou nas seguintes conclusões principais: Os consumidores eram mais propensos a escolher um produto à base de plantas com o rótulo ‘100% plant-based’, ‘plant-based’ ou ‘vegetariano’.
  • ‘Sem carne’ e ‘vegano’ foram os rótulos menos preferidos.
  • Rótulos ‘sem animais’, ‘veganos’ e ‘vegetarianos’ foram percebidos como animais e ecologicamente corretos.
  • ‘Sem animais’ e ‘vegetais’ foram considerados as opções mais agradáveis e saborosas, enquanto ‘100% vegetal’, ‘vegetariano’ e ‘vegano’ foram considerados saudáveis, seguros e nutritivos.
  • Os consumidores classificaram os rótulos ‘vegetariano’ e ‘vegetariano’ como os mais acessíveis e de fácil acesso.
  • 96,4% dos consumidores disseram ao ProVeg que não ficaram confusos com as alternativas vegetais ao frango sendo rotuladas como ‘nuggets’.
  • Mais de 80% dos consumidores disseram que é óbvio que os produtos rotulados como ‘vegan’, ‘vegetariano’ e ‘à base de plantas’ não contêm carne.
  • Além disso, 76% dos entrevistados afirmaram que os rótulos os ajudaram a entender e identificar a natureza do produto.

“É interessante ver que os consumidores preferem rótulos ‘plant-based’ à terminologia ‘sem carne’ ou ‘vegan’. Esses resultados refletem as estratégias atuais de rotulagem de muitas marcas, com o uso do termo ‘plant-based’ se tornando comum no Reino Unido”, disse Stephanie Jaczniakowska-McGirr, diretora de engajamento corporativo da ProVeg.

Relatório 2: ‘plant-based’ ou ‘vegan’

Anteriormente, em 2021, o ProVeg realizou uma pesquisa online para determinar os níveis de compreensão dos consumidores sobre os diferentes termos usados para descrever produtos alimentícios. O estudo entrevistou 400 participantes em todo o Reino Unido e os EUA.

As principais conclusões dessa pesquisa são as seguintes:

  • 69,4% dos consumidores do Reino Unido e 61,3% dos consumidores dos EUA escolhendo o termo ‘vegano’ como a definição correta para produtos alimentícios não continham carne, laticínios ou ovos.
  • Cerca de metade dos consumidores entrevistados entenderam o termo ‘à base de plantas’ corretamente. Dessa maneira, alguns consumidores (17% no Reino Unido e 26,1% nos EUA) precisavam de esclarecimentos sobre se os produtos ‘plant-based’ contêm laticínios/ovos. O mesmo vale para o termo ‘vegetariano’.
  • 72,6% dos consumidores no Reino Unido e 75,4% dos consumidores nos Estados Unidos acharam necessário esclarecer sobre o teor de carne em produto ‘sem lácteos’
  • 74,9% dos consumidores do Reino Unido e 76,8% dos consumidores dos Estados Unidos entenderam que um produto ‘sem carne’ não contém carne, mas o teor de laticínios/ovos não ficou claro.

De acordo com Jaczniakowska-McGirr: “É ótimo ver que os consumidores, de fato, não se confundem com ‘termos carnudos’ como ‘pepita’. Esperamos que esses resultados contribuam para a criação de um cenário favorável de regulamentação e rotulagem para produtos plant-based”.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação ProVeg Internacional

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