A UPSIDE Foods recebeu aprovação da FDA para produção de carne cultivada!

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA concluiu sua primeira consulta pré-comercialização para alimentos feitos de células de animais cultivadas.

Sobre o processo de avaliação

Foram avalidas as informações que a UPSIDE Foods enviou a agência sobre a conclusão de segurança da empresa. 

A empresa usará a tecnologia para retirar células vivas de galinhas e cultivá-las em um ambiente controlado para produzir a carne cultivada. A consulta de pré-comercialização da FDA com a UPSIDE Foods incluiu uma avaliação do processo de produção e do material celular cultivado. Além disso, incluindo o estabelecimento de linhas celulares e bancos de células, controles de fabricação e todos os componentes e insumos. 

De acordo com a FDA, a consulta significa que, após a avaliação dos dados e informações compartilhados pela empresa, não há mais dúvidas sobre a conclusão de segurança da empresa.

A FDA está empenhada em compartilhar informações sobre a supervisão de alimentos feitos à base de células de animais cultivadas:

O trabalho da FDA para a carne cultivada

Além de atender aos requisitos do FDA, a empresa precisará de uma concessão do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA-FSIS). Além disso, o próprio alimento requer uma marca de inspeção do USDA-FSIS antes de entrar no mercado dos EUA. À medida que este produto se aproxima de entrar no mercado dos EUA, estamos em estreita coordenação com o USDA-FSIS para garantir que seja devidamente regulamentado e rotulado.

A FDA está pronta para trabalhar com empresas que desenvolvem alimentos cultivados para garantir que os produtos sejam seguros de acordo com a Lei Federal de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos. Assim, a FDA encoraja as empresas a conversarem com o orgão no início do desenvolvimento de produtos e processos.

A FDA já estão em contato com várias empresas sobre diferentes de alimentos feitos de células animais cultivadas, incluindo frutos do mar que serão supervisionados exclusivamente pelo FDA. O objetivo é apoiar a inovação em tecnologias de alimentos, mantendo sempre como prioridade a segurança alimentar.

Afinal, alimentos feitos com células de animais cultivadas devem atender aos mesmos requisitos rigorosos, incluindo requisitos de segurança, como todos os outros alimentos.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Burger King abre restaurante 100% vegano em Lisboa durante um mês

9 marcas de linguiça vegana para você conhecer!

diCapri apresenta primeiro leite de castanha-de-caju em pó do Brasil

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação UPSIDE Foods

Por Ana Cristina Gomes em 17 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores