A Clever Carnivore, startup de carne cultivada, levantou US $2,1 milhões em rodada pré-seed, segundo o Built in Chicago e anunciou que está abrindo uma nova sede e laboratório no bairro de Lincoln Park (Chicago).
O objetivo de abrir o novo espaço é produzir carnes cultivadas de alta qualidade. O CEO da startup diz que a produção já começou, mas que vai levar algum tempo para que os produtos sejam vendidos para o mercado.
A Clever Carnivore acredita que as carnes cultivadas da empresa devem estar prontas para serem comercializadas até o final de 2023.
A verdade é que o mercado de carne cultivada vem crescendo por todo o mundo e estima-se que em 2040 este mesmo mercado vai valer U$ 400 bilhões.
Diversas startups têm buscado investir e acreditar no futuro desta nova tecnologia: a carne cultivada. Um outro exemplo recente é a Magic Valley.
Austrália
A empresa australiana criou um protótipo de cordeiro cultivado usando uma alternativa diferente: as IPS.
O desenvolvimento foi feito a partir das células da pele de um cordeiro vivo, transformado-as em células-tronco pluripotentes induzidas, conhecidas também como IPS.
A grande maioria das empresas que produzem a carne cultivada, utilizam o FBS (soro fetal bovino), entretanto esta alternativa além de ser mais cara e de menor qualidade, ainda sim é um subproduto animal.
A Magic Valley afirma ser a pioneira em todo o mundo a produzir cordeiros cultivados usando células iPS.
Gostou da matéria? Leia também:
Mercado de bacon vegano atingirá mais de US$ 2,4 bilhões até 2032
Cultivated Biosciences levanta US$ 1,5 milhão para chantilly plant-based
Ivy Farm abre fábrica que produz três toneladas de carne cultivada por ano na Europa
*Imagem de capa: Divulgação Clever Carnivore