O dia 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate! Você sabe quais são as vantagens dos chocolates plant-based? A principal vantagem é que é possível incluir o chocolate plant-based como parte de uma dieta à base de plantas sem prejuízos para a saúde. Como você provavelmente já sabe, as vantagens que a alimentação plant-based traz para o organismo são a diminuição do risco de diabetes, redução de incidência de tumores gastrointestinais, redução de riscos cardiovasculares, entre outros benefícios. Já para o meio ambiente, esse tipo de alimentação traz impactos positivos como a diminuição de gases de efeito estufa e a diminuição do desmatamento.

Para quem deseja comer chocolate, também é importante lembrar que o cacau traz diversos benefícios a saúde, como a melhora do humor, a prevenção da anemia e da demência, a redução da pressão arterial, a diminuição do risco de diabetes e a regulação do colesterol, entre outros. 

Mas, é necessário avisar que o chocolate amargo é considerado mais saudável do que o ao leite, já que possui maior quantidade de flavanóis de cacau. Portanto, caso você busque o chocolate para conseguir os benefícios do cacau para sua saúde, é necessário se atentar ao que tem maior quantidade desse ingrediente e menos açúcar.

Quer conhecer algumas empresas que já atuam nesse mercado? Fizemos uma lista para você, citando também os produtos veganos que a empresa tem.  

Empresas de chocolates plant-based 

1# Super Vegan

Já falamos bastante sobre a marca Super Vegan, criada por Juliana Salgado, uma nutricionista que é vegana desde os 14 anos. A empreendedora também aprimorou suas receitas na Áustria, onde morou por cinco anos. Recentemente a marca se destacou no Vegconomist, recebendo o primeiro investimento brasileiro do fundo Veg Capital. A empresa oferece em seu e-commerce os sabores de: Coco queimado, nougat branco, vanilla, morango, nougat 70%, leite de coco, nougat, cookies ‘n’ cream, coco branco, amêndoas, cookies 55%, e dark berries. 

Chocolates plant-based: super vegan
Imagem: Divulgação Super Vegan

2# Java Chocolates 

A Java Chocolates é uma empresa que oferece diversos tipos de chocolates. Nasceu com o propósito de oferecer as pessoas que estão em uma dieta restritiva (seja por opção ou não) chocolates que não são feitos de glúten, leite ou soja. Alguns dos sabores disponíveis são os seguintes: Chocolate 100% cacau, chocolate mineirinho 63% cacau, chocolate diet 54% cacau, cacau + sal do himalaia e amendôas, chocolate branco white off, chocolate ao leite de coco sem lactose, chocolate cremino – recheio capuccino, barra quebra caramelo, entre outras opções. 

3# Flormel

A Flormel é uma empresa de Franca que produz doces saudáveis, a empresa possui categorias de doces sem lactose e adequados para vegetarianos. Suas opções veganas são as seguintes: combo bombom vegano, bombom amargo vegano, bombom branco com cranberry vegano, em diversas unidades.

4# Chocolife

A Chocolife afirma: “Os chocolates da Chocolife podem ser consumidos por todos que possuem algum tipo de restrição alimentar, como alérgicos à proteína do leite, intolerantes à lactose, celíacos, veganos, diabéticos, pessoas que estão em processo de perda de peso, e a todos aqueles que buscam uma alimentação mais saudável, e ao mesmo tempo saborosa”. No website é possível filtrar por suas necessidades, tendo uma categoria vegana.

5# Carob house

Você já ouviu falar em alfarroba? Essa é uma vagem nativa do Mediterrâneo que possui sabor muito parecido com o gosto do cacau. Segundo a empresa, seus produtos podem ser consumidos pelos veganos, diabéticos, celíacos, intolerantes / alérgicos a soja e ao leite e o público kosher. As categorias de produtos se concentram em barras, barrinhas, fitness, tabletes, drágeas, giunti e carob house. Não é exatamente chocolate, mas substitui com êxito!

Chocolates plant-based: carob house
Imagem: Divulgação Carob House

6# Ouro moreno

A empresa vende chocolates com zero soja, lactose, glúten e proteínas de leite, sendo que alguns clientes são veganos. Foi fundada em 2002 pelo médico Dr. Haroldo Campos Guimarães, com o objetivo de cuidar bem de seus clientes e do público em geral. Alguns sabores disponíveis em sua loja virtual são os seguintes: gotas de chocolates, chocolates orgânicos, caixa com mix de chocolate 50% cacau puro, uva-passa, coco, avelã, amêndoas, caju, macadâmia e banana-passa, entre outros sabores disponíveis.

7# Tri-Gostoso

A Tri-Gostoso também um chocolate com alfarroba, que não contém açúcar, lactose ou glúten. É dito: “Foi partindo da ideia de atender a todos os segmentos diferenciados do mercado que nasceu a marca Tri-Gostoso, sem nenhum ingrediente de origem animal, sem adição de açúcares (sacarose) e sem glúten”. Os sabores disponíveis são os seguintes: bombom branco, bombom com açaí, tabletes de chocolate branco, tabletes de chocolate zero soja, entre outros.

8# Dengo Chocolates

A Dengo Chocolates tem uma categoria vegana em seu site, que possui chocolate amargo, quebra-quebra de cupuaçu com castanha de caju, quebra-quebra de paçoca, chocolate amargo 58% de cacau, entre outras opções. Além disso, ainda dá para filtrar por zero adição de açúcar e sem lactose.

9# We Nutz

A We Nutz é uma marca de chocolates plant-based com ingredientes naturais. Não possui nada de conservantes e nem açúcar refinado. Os chocolates disponíveis são os seguintes: barra de choco branco, barra de choco branco e canela, choconutz 70% (pasta de castanha e coco), chonutz 70% (tâmara e pistache), chonutz 70% (caramelo salgado de tâmaras com amendoim), entre outros disponíveis.

Chocolates plant-based: We Nutz
Imagem: Divulgação via instagram da We Nutz

10# ChocoVegan

A ChocoVegan é um chocolate 100% vegano e artesanal, foi desenvolvido em 2007, e seus ingredientes são orgânicos e importados, utilizando frutas naturais. É feito por Ana Maria Curcelli, que é protetora dos animais desde a infância, tendo escrito o primeiro livro vegano brasileiro em 1997, chamado de “Cozinhando sem Crueldade”, com mais de 300 receitas. As opções disponíveis são: chocolate branco puro, chocolate com morango orgânico e frutas vermelhas, chocolate branco com crispies de arroz, chocolate branco recheado de morango, entre outras.

Gostou de conhecer algumas opções de chocolates plant-based? Aproveite e leia também: 

Super Vegan e Veg Capital se destacam no Vegconomist

Certificação vegana e sua importância para os consumidores

*Imagem de capa: Unsplash



por Amanda Stucchi em 7 de julho