Você já pensou em utilizar um calçado vegano sustentável que pode se transformar em quatro sapatos diferentes? Essa é a proposta da startup britânica  MUNJOI, que comercializa o modelo All-Dai, onde o consumidor pode adicionar ou retirar componentes para ter um tênis fechado, uma sandália, um chinelo e até uma sapatilha, tudo no mesmo produto.

Isso é uma versatilidade que pode auxiliar os clientes a consumirem menos. Além disso, o sapato é feito quase inteiramente à base de plantas utilizando algodão, algas e cana-de-açúcar, sendo que o resto do sapato é feito de materiais reciclados. 

É dito na página da empresa: “Nossa obsessão por sapatos está saindo do controle e a indústria desperdiça. A superprodução aumenta o esgotamento dos recursos naturais e acelera a taxa de poluição que entra em nosso ar, água e terra”. Também é afirmado: “Fizemos uma parceria com a Bloom, que remove resíduos de algas de cursos d’água poluídos, e combinamos com cana-de-açúcar, uma alternativa ao tradicional EVA à base de petróleo. Isso permite água limpa, reduz nossas emissões de CO₂ e diminui nosso impacto no meio ambiente”. 

Atualmente o produto está disponível nas cores preto, branco e rosa, custando US$ 98, com entregas internacionais. O sapato também é certificado como Climate Neutral, e emite somente 5,87 kg de CO₂ por par.

Calçado vegano sustentável MUNJOI
Imagem: Divulgação MUNJOI

MUNJOI: Calçado vegano sustentável

A MUNJOI foi fundada no ano passado pelo Patrick Hogan, um designer de calçados americanos, ele disse à PR Newswire: “A missão de Munjoi é simples: salvar o meio ambiente criando menos lixo, economizar dinheiro comprando menos, preservar espaço e embalar menos”. 

Ele também contou ao veículo sobre como surgiu a ideia de criação da empresa: “Eu poderia andar lá fora em qualquer dia e contar o número de sapatos que desenhei nos pés das pessoas que passavam. Percebi que estava desempenhando um papel muito importante no processo e deveria usar meu talento para fazer um trabalho melhor para ajudar a combater a poluição”.

Outras opções de calçados veganos 

Gostou de conhecer esse sapato inovador? 

Apesar de não haver um modelo parecido no Brasil, aqui já existem diversos calçados sustentáveis e veganos para você aproveitar. Já falamos da Insecta Shoes, Ahimsa, Cariuma, Linus, e a marca de slow fashion Vegalli.

Assim, você pode contribuir com a natureza e se manter na moda com marcas veganas e sustentáveis. 

Aproveite e leia também: 

9 marcas de calçados veganos: conforto e elegância sem crueldade

Moda Vegana: conheça as principais marcas do Brasil

15 ideias para presentes veganos

*Imagem de capa: Divulgação MUNJOI / via Revista PEGN



por Amanda Stucchi em 5 de agosto