Após falarmos sobre opções de calçados sustentáveis aqui no Vegan Business, temos uma excelente indicação, a Vegalli!

Essa é uma marca de sapatos sustentáveis, fundada por Ana Rita Poppi em 2017, cujos tecidos dos calçados são feitos totalmente da reciclagem de garrafas PETs e de aparas da indústria têxtil. A empresa conta com máquinas de calçado com alta tecnologia na cidade de Franca (SP) e espalhadas pelo mundo. A fundadora Ana Rita deu uma declaração sobre a empresa: “Queremos ter mais do que clientes e, sim, amigos que ficarão felizes com os nossos produtos e filosofia, pois retratam exatamente o que eles também tem no coração! A não exploração animal, a ética em todos os sentidos e a preservação do meio ambiente são os nossos pilares”.

O sapato está no DNA da Vegalli, e a marca traz a preocupação com o meio ambiente e a preservação da vida animal, com o know-how de fazer um sapato com alta qualidade, que possui detalhes e modelagens perfeitas. Seu processo de criação é feito de forma inversa, já que pensam primeiro na sustentabilidade e, depois, adaptam as matérias-primas. Assim, há um menor impacto ambiental no processo produtivo, mantendo a qualidade e o conforto do produto. A Vegalli também segue o “slow fashion”, movimento da moda que se baseia nos conceitos de consumo consciente e sustentabilidade, oferecendo ao consumidor um sapato com design simples e minimalista. Além disso, o produto é unissex e, outros destaques da empresa, são seu solado feito de borracha natural reciclado e sua fabricação 100% nacional com matéria-prima brasileira.

O processo de produção, nem sempre, é uma tarefa fácil, já que exige muito tempo e cuidado. Um exemplo é que a bota Adventure levou mais de 1 ano para ser desenvolvida, testada e aprovada. Sobre a sustentabilidade de seus produtos a empresa também disse: “Amamos o nosso planeta e sabemos que é possível minimizar os estragos já causados ao meio ambiente com simples atitudes e escolhas. Nossos passos impactam o futuro”. 

Marca de sapatos sustentáveis - Vegalli
Imagem da bota Adventure: Divulgação Vegalli

Sobre a marca de sapatos sustentáveis Vegalli

A fundadora Ana Rita Poppi trabalhou a vida toda com seu pai em uma indústria de máquinas de alta tecnologia para fabricação de calçados, antes de decidir empreender com a própria marca. Sua experiência e seus conhecimentos técnicos em sapatos vem de lá, acumulando 50 anos.

Marca de sapatos sustentáveis - Vegalli
Imagem: Divulgação Vegalli

Outras informações interessantes sobre a empresa é que a marca possui o selo Eu Reciclo, e o selo de não crueldade da PEA, que comprova que o produto não foi testado em animais.  Ela também possui uma parceria com a ONG “Cão que mia”, localizada na cidade de Franca (SP), esse é um grupo independente, composto por voluntários que ajudam os animais de rua. A cada produto comprado, a Vegalli ajuda a organização doando ração para instituição. Também é importante ressaltar que, além dos sapatos, a empresa vende mochilas e camisetas.

É dito no site da marca: “Na Vegalli, buscamos sempre a equação equilibrada entre sustentabilidade, design e conforto, e com este espírito e essa vontade de fazer dar certo, nascemos:  para ser mais que um sapato, uma mochila ou uma roupa, e sim, uma marca que respeita o meio ambiente, que respeita o ser humano e os animais!”. Para acompanhar a empresa é possível segui-la em seu Instagram

Aproveite e leia também: 

14 ideias para presentes veganos

Nova Barbie de plástico reciclado e os impactos do plástico nos oceanos



por Amanda Stucchi em 1 de julho