Já imaginou comer caviar à base de células? Essa realidade pode não estar tão distante assim. 

A startup Geneus Biotech está criando um produto desses! A empresa já apareceu, inclusive, aqui no Vegan Business por estar desenvolvendo pele de animal feita com células

A marca realizou uma parceria com a Wageningen University & Research para desenvolver o caviar à base de células que tem o nome de MAGICCAVIAR. 

Caviar de origem animal vs caviar à base de células: a extinção do esturjão-beluga e as possibilidades

O peixe que produz os ovos do qual  o caviar é feito está ameaçado de extinção. Ele se chama esturjão-beluga (ou esturjão-branco): existe há mais de 250 milhões de anos, porém, foi em 2005 que os Estados Unidos declarou que a espécie estava ameaçada com a respectiva proibição da importação. 

Se pensarmos, um animal que existe há mais de 250 milhões de anos ficou ameaçado de extinção pela ação humana em pouco tempo. 

Logo, a Geneus planeja utilizar as células desse peixe e cultivar seus ovos no laboratório, contribuindo para a preservação desse animal. No desenvolvimento do produto as células serão retiradas do esturjão-beluga e da espécie de esturjão sterlet, que está menos ameaçado. 

Para a Green Queen, a Dr. Muriel Vernon (membra do conselho da Geneus), falou: “Magiccaviar se junta à revolução de peixes e frutos-do-mar cultivados que oferece soluções viáveis ​​para a produção de frutos-do-mar sem a necessidade de pescar, criar e processar animais”. 

Caviar à base de plantas e foie gras cultivado

A empresa Deli-Caviar também desenvolveu um caviar à base de plantas, esse no ano de 2019. 

Há dois sabores disponíveis o Caviar de Água de Rosa e o Caviar de Flor de Laranjeira. 

Outro produto, considerado uma iguaria francesa, é o foie gras cujo processo de produção é muito cruel com os animais: os fígados dos patos crescem até 10 vezes seu tamanho normal e isso prejudica o animal de andar e respirar. 

Portanto, já falamos aqui da marca Gourmey que tem uma proposta parecida com essa da Geneus Biotech, fazendo um foie gras cultivado. 

Conforme noticiamos, a empresa levantou US$ 10 milhões em um investimento em julho desse ano. Na época, o CEO da empresa Nicolas Morin-Forest, falou à Foodbev: “Foie gras, a carne de frango mais premium e luxuosa do planeta, com um mercado de US$ 2 bilhões, é nosso principal produto”. 

Sobre a Geneus Biotech 

Quer saber mais sobre a Geneus Biotech? 

Essa startup está localizada na Holanda e também desenvolve outras soluções: 

  • Furoid — pele e lã à base de células 
  • Hairoid — aplicações relacionadas ao cabelo humano 
  • Caviar e ovos de frango cultivados

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

5 marcas brasileiras de hambúrguer à base de plantas 

A vez do peixe vegano

Peixes e frutos-do-mar à base de plantas: conheça empresas

Imagem de capa: Magiccaviar / Geneus Biotech (via Green Queen)

Por Amanda Stucchi em 29 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores